3 dicas para melhorar a contabilidade no terceiro setor

Tempo de leitura: 3 minutos

Você conhece a importância da contabilidade no terceiro setor?

Ele é formado por instituições de interesse público, mantidas pela iniciativa privada e sem fins lucrativos, como ONGs e entidades filantrópicas.

Elas contribuem na melhoria da qualidade de vida, promovem eventos culturais, coordenam campanhas solidárias, entre outras atividades.

Existe uma grande responsabilidade para aquelas pessoas que desejam atuar nessas atividades. Nosso objetivo com este artigo é mostrar o papel da contabilidade no terceiro setor e ainda listamos três dicas valiosas para essas instituições. Confira!

Entenda a importância da contabilidade no terceiro setor

A contabilidade tem grande importância para o terceiro setor, pois, por meio dela, uma instituição pode demonstrar para a sociedade o trabalho que efetivamente vem sendo desenvolvido e os valores gastos para a realização dele.

Um dos principais problemas enfrentados pelas empresas do terceiro setor é a falta de confiança por parte da sociedade, principalmente pelo fato da participação de alguns desses estabelecimentos em escândalos de fraude.

Surge, então, como maneira de aumentar a transparência dos gastos das instituições sem fins lucrativos, realizar a contabilidade.

Confira três dicas para melhorar a visão da sociedade perante empresas do terceiro setor.

1. Conheça as Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao terceiro setor

Assim como toda empresa, as instituições sem fins lucrativos deverão prestar uma série de informações, conforme as normas técnicas de contabilidade vigentes no Brasil.

O primeiro ponto a ser observado é em relação às nomenclaturas “lucro” e “prejuízo”, comumente utilizadas na contabilidade de empresas convencionais.

Para as empresas do terceiro setor, o termo “lucro” deve ser substituído por “superávit”, e será destinado à manutenção, crescimento e reinvestimento da própria instituição. O termo “prejuízo” será substituído por “déficit”.

2. Elabore as demonstrações contábeis

Assim como nas empresas comuns, as instituições sem fins lucrativos devem apresentar uma série de demonstrações contábeis.

O objetivo é garantir o controle e a gestão financeira e patrimonial da instituição, bem como aumentar a credibilidade e transparência das informações.

O balanço patrimonial é um relatório que representa uma situação estática dos recursos de uma organização em determinado período.

Em geral, é elaborado anualmente. Nele, podem ser encontrados todos os valores obtidos no período e também os pagamentos realizados para a execução das atividades da instituição.

Outra demonstração importante é a de déficit e superávit do exercício.

Elaborada geralmente no mesmo período do balanço patrimonial, essa apresentação tem como objetivo mostrar às pessoas vinculadas à organização, bem como à sociedade em geral, o resultado financeiro das operações da instituição, sendo o superávit a sobra de recursos e o déficit o resultado negativo em um determinado período.

3. Torne públicas as demonstrações contábeis

Além de uma obrigação prevista nas normas técnicas de contabilidade aplicadas às empresas do terceiro setor, a divulgação é uma forma de as pessoas envolvidas com a instituição e também a sociedade de modo geral conhecerem as finanças e movimentações patrimoniais da organização.

Uma instituição que mantém sua contabilidade em dia receberá mais interessados em fazer doações e contribuir com a causa.

As empresas investidoras e o governo necessitam de informações claras, corretas e detalhadas sobre o que é feito com o dinheiro doado às instituições sem fins lucrativos. E a melhor forma de prestar essas informações é por meio da contabilidade.

Gostou deste artigo sobre contabilidade no terceiro setor? Agora, que tal conhecer os benefícios de possuir uma conta bancária para pessoa jurídica na sua empresa, seja ela convencional ou sem fins lucrativos? Boa leitura!

Sobre Contática Contabilidade

A Contática está preparada pra lhe atender. Fazemos questão que toda tributação seja conhecida e seja amplamente debatida, não temos limite de consultoria, reuniões e planejamentos tributários, são ferramentas essenciais. São por estes e outros motivos que a Contática é a primeira e única empresa contábil do Estado de Mato Grosso a possuir a certificação ISO 9001. Nossos clientes são assegurados com garantia de qualidade e satisfação. Colocamos à disposição de nossos clientes toda experiência e nosso “know-how” de 20 anos de mercado. Hoje somos sócios da RNC – Rede Nacional de Contabilidade, temos a satisfação de compartilhar conhecimento nos 23 Estados da Federação, é com orgulho que atendemos juntos a mais de 5.000 clientes em todo o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *