4 pontos a considerar para reduzir a carga tributária da sua empresa

Tempo de leitura: 3 minutos

Diante da crise econômica que afeta o país desde 2015, muitas empresas precisaram reduzir o quadro de profissionais para permanecerem no mercado. Mas, nem sempre essa medida é suficiente para manter o negócio. Sendo assim, uma alternativa é buscar maneiras legais de reduzir a carga tributária da empresa.

Você tem dúvidas de como diminuir o pagamento de impostos sem infringir a legislação? Acompanhe este post e veja os 4 pontos que devem ser considerados na hora de reduzir a carga tributária da sua empresa!

1. Escolha o regime tributário ideal

Um primeiro fator a ser considerado é a escolha do regime tributário para a empresa. Muitas vezes, um determinado negócio atuou no regime de lucro presumido por muitos anos, e os proprietários acabaram considerando essa a melhor alternativa, sem fazer questionamentos.

Porém, cada regime tem suas vantagens. Sendo assim, é preciso analisar os fatores anualmente. Pois, nem sempre o melhor regime tributário para determinado ano é o mais indicado para o seguinte.

Por exemplo: uma empresa lucrou R$ 200 mil em 2014. Em 2015, com a crise econômica, a lucratividade caiu para R$ 50 mil e o gestor só viu seus custos aumentarem. Em 2016, o empresário temia que teria prejuízos em função de investimentos que precisariam ser feitos.

Nesse sentido, deve-se considerar que, dependendo do ramo de atividade exercida pela empresa, o regime tributário mais indicado para 2014 e 2015 era de lucro presumido.

Porém, devido à possibilidade de prejuízo para 2016 o regime mais indicado era de lucro real. Pois, nesse caso, o empresário poderia deixar de pagar impostos como IRPJ – Imposto de Renda de Pessoa Jurídica e CSLL – Contribuição Social Sobre Lucro Presumido, pois o governo seria informado sobre os prejuízos do corrente ano.

Ou seja, ao fazer a escolha do regime tributário ideal — Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real — é possível reduzir os impostos pagos.

2. Usufrua de incentivos fiscais

Ao instalar uma empresa em determinado local, é possível consultar quais os incentivos fiscais que o município ou o estado oferece. Muitas vezes, cidades próximas disponibilizam diferentes vantagens aos empresários, pois os prefeitos querem melhorar a economia local e aumentar a oferta de emprego.

O mesmo também pode ocorrer em estados vizinhos. Sendo assim, o ideal é sempre consultar as possibilidades de isenções fiscais para o tipo de atividade que a empresa exerce.

Em muitos casos, vale a pena trocar de município ou estado para obter um benefício por 5 ou 10 anos, pois isso representará uma redução expressiva dos custos.

3. Tenha uma equipe técnica qualificada

Uma boa maneira de conseguir isenções fiscais e reduções na carga tributária é contar com o serviço de uma equipe qualificada, formada por profissionais da área contábil

Nesse sentido, o gestor pode optar por contratar esses especialistas como colaboradores ou escolher um serviço terceirizado para essas atividades.

Neste último caso, o gestor tem os benefícios de uma consultoria especializada sem precisar assumir os tributos que incidem na folha de pagamento de funcionários.

4. Diminua o próprio salário

É difícil um gestor querer reduzir o montante mensal que recebe, porém essa pode ser uma alternativa eficaz para reduzir os tributos pagos.

Nesse sentido, em vez de fixar um pró-labore mensal com valores altos, o empresário pode optar por receber pelos lucros da empresa. Assim, consegue diminuir os valores pagos no Imposto de Renda.

O governo brasileiro arrecada cerca de 33,7% sobre o lucro tributável do país, o que dificulta o crescimento e a estabilidade das empresas.

Sendo assim, a melhor alternativa é reduzir a carga tributária sem infringir a legislação.  Gostou deste post? Siga nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades!

Sobre Contática Contabilidade

A Contática está preparada pra lhe atender. Fazemos questão que toda tributação seja conhecida e seja amplamente debatida, não temos limite de consultoria, reuniões e planejamentos tributários, são ferramentas essenciais. São por estes e outros motivos que a Contática é a primeira e única empresa contábil do Estado de Mato Grosso a possuir a certificação ISO 9001. Nossos clientes são assegurados com garantia de qualidade e satisfação. Colocamos à disposição de nossos clientes toda experiência e nosso “know-how” de 20 anos de mercado. Hoje somos sócios da RNC – Rede Nacional de Contabilidade, temos a satisfação de compartilhar conhecimento nos 23 Estados da Federação, é com orgulho que atendemos juntos a mais de 5.000 clientes em todo o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *