5 dicas para reduzir a carga tributária da sua empresa legalmente

Tempo de leitura: 3 minutos

Um dos fatores que mais preocupa os empresários é o alto custo dos impostos, porém existem ações que podem ser realizadas para reduzir carga tributária do seu empreendimento.

No entanto, a certos cuidados que é necessário tomar para não infringir a lei, por isso é importante estudar todos os recursos para amenizar essas despesas da sua empresa.

Neste artigo, vamos te mostrar 5 formas de reduzir carga tributária do seu empreendimento. Acompanhe!

1. Planejamento tributário

No Brasil, os enquadramentos fiscais mais conhecidos são: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional.

Com o planejamento tributário realizado de uma forma adequada, você conseguirá encontrar a melhor opção para sua empresa, no entanto é essencial que seja realizado um levantamento detalhado das atividades que podem ser optantes por cada tipo de enquadramento.

Muitos empresários acham que a melhor opção sempre é o Simples Nacional, porém dependo da atividade desenvolvida pela sua empresa os créditos fiscais trazem mais benefícios do que as baixas alíquotas do Simples Nacional.

2. Incentivos fiscais

Muitas vezes, para sua empresa ter o impulso necessário para a consolidação da sua marca no mercado é importante obter estímulos externos, nesse momento entra a figura do contador.

Com o suporte de um profissional bem preparado, sua empresa poderá usufruir dos incentivos fiscais que o governo direciona para alguns tipos de atividades.

Um exemplo, que ocorreu há algum tempo atrás foi o incentivo aos eletrodomésticos da linha branca, com isso muitas empresas se beneficiaram dessa redução.

Atualmente, entre os setores que se beneficiam dessas reduções estão:

  • tecnologia da informação;
  • indústria da defesa;
  • estruturas portuárias.

Diante dessas situações, cabe ao contador orientar seu cliente sobre as vantagens e desvantagens da utilização desses créditos fiscais.

3. Redução de pró-labore

O pró-labore pode significar um alto custo para as empresas, muitos empreendedores não percebem que ao fixar um alto valor, isso pode acarretar no pagamento de IR e INSS, isso devido ao fato da tributação que recai sobre ele ser a mesma de pessoa física.

Portanto, a retenção será de 11% para INSS, além dos 20% de INSS da empresa. Além do IR, que utiliza a tabela progressiva, podendo chegar a até 27,5%.

Uma alternativa simples e muito significativa para a redução dos impostos é diminuir o valor do pró-labore e, distribuir as sobras de lucros, pois a distribuição de lucro não é tributada.

4. Créditos fiscais

Muitas vezes, na angústia de reduzir seus gastos com os impostos às empresas se perdem no aproveitamento dos créditos fiscais, ocorrendo em muitos casos à sonegação.

No entanto, existem formas legais de usufruir desses valores, reduzindo assim a carga tributária.

Logo, o planejamento tributário se faz tão necessário, pois a escolha do enquadramento fiscal pode ser determinante para o uso desses créditos, os optantes pelo Simples Nacional, por exemplo, não tem direito de usar tais créditos.

Por outro lado, no Lucro Real e Presumido é possível se creditar de impostos como: ICMS, IPI, PIS e COFINS, porém existem algumas particularidades para usufruir desses créditos e será o contador que lhe auxiliará nesse processo.

5. Contabilidade especializada

A contabilidade está presente cada vez mais no dia a dia das empresas, é por meio dela que são detalhados todos os fatores determinantes para o sucesso do seu empreendimento.

Hoje, a diferença de um empresário que trabalha juntamente com seu contador é apresentada nos resultados dos negócios, perante isso se nota que uma contabilidade especializada é primordial para a saúde financeira de qualquer empreendimento.

Logo, um contador especializado conseguirá reduzir os custos tributários mantendo sempre a transparência e a legalidade das atividades.

Como está o departamento fiscal da sua empresa, nossas dicas foram importantes para reduzir carga tributária do seu negócio? Entre em contato conosco, temos ferramentas importantes para lhe auxiliar.

Sobre Contática Contabilidade

A Contática está preparada pra lhe atender. Fazemos questão que toda tributação seja conhecida e seja amplamente debatida, não temos limite de consultoria, reuniões e planejamentos tributários, são ferramentas essenciais. São por estes e outros motivos que a Contática é a primeira e única empresa contábil do Estado de Mato Grosso a possuir a certificação ISO 9001. Nossos clientes são assegurados com garantia de qualidade e satisfação. Colocamos à disposição de nossos clientes toda experiência e nosso “know-how” de 20 anos de mercado. Hoje somos sócios da RNC – Rede Nacional de Contabilidade, temos a satisfação de compartilhar conhecimento nos 23 Estados da Federação, é com orgulho que atendemos juntos a mais de 5.000 clientes em todo o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *