A importância da contabilidade para profissionais liberais

Tempo de leitura: 3 minutos

Profissionais liberais também precisam ficar atentos à gestão contábil dos seus empreendimentos. Até mesmo por atuarem de maneira independente, é fundamental que essa atuação seja organizada e que as obrigações tributárias sejam feitas adequadamente, evitando problemas com o Fisco.

Por isso, listamos, neste post, algumas informações sobre a importância da contabilidade para profissionais liberais, bem como dicas para que a sua gestão contábil seja feita de uma maneira mais eficaz. Confira!


Qual é a diferença entre profissional liberal e autônomo?

Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas. Basicamente, podemos dizer que o profissional autônomo trabalha por conta própria, sem que haja qualquer vínculo empregatício.

Já o profissional liberal é aquele que possui total liberdade para exercer sua profissão, podendo constituir empresa ou ser empregado, desde que possua nível universitário ou técnico com registro em uma ordem ou em um conselho profissional, sendo o único com autorização para exercer sua atividade.

Em resumo, autônomo é quem trabalha por conta própria sem vínculo empregatício, e profissional liberal é quem tem plena autonomia para exercer sua profissão, sendo empregado de alguém ou não.


Qual é a importância da contabilidade?

Muitas vezes, médicos, dentistas, advogados e outros profissionais liberais resolvem tomar a iniciativa em relação à gestão contábil dos seus empreendimentos. A ideia é economizar, evitando a terceirização desse setor por serviços de contabilidade.

Entretanto, existe um alto grau de complexidade envolvendo os serviços contábeis no nosso país, de forma que a possibilidade de contar com especialistas no assunto aparece como um verdadeiro diferencial no sucesso dos empreendimentos.


Qual é a necessidade de acompanhar as leis?

O primeiro fator que mostra que abrir mão de contadores é um erro diz respeito justamente à dificuldade em lidar com questões de esfera legal.

Com inúmeras leis e uma série de obrigatoriedades que variam em função delas, é preciso contar com verdadeiros especialistas em contabilidade para acompanhar os acontecimentos e, assim, não atrasar pagamentos nem cometer equívocos ao apresentar informações aos órgãos responsáveis.


Como funciona o planejamento tributário?

Da mesma forma, é importante saber lidar com questões como o planejamento tributário. É a partir dele que sua empresa define o regime tributário no qual estará enquadrada.

Para escolher o modelo mais adequado, é preciso fazer uma análise detalhada do impacto dos impostos dentro de seu empreendimento para que, somente assim, se tenha condições de escolher o modelo de tributos mais econômico.

Especialistas podem fazer esse serviço com muito mais qualidade do que pessoas sem experiência.


Existe uma redução nos custos operacionais?

Com uma equipe especializada em contabilidade, é possível garantir benefícios como a organização das contas da empresa e, consequentemente, facilitar a rotina administrativa.

Conhecendo a fundo os detalhes de cada tributo cobrado, é possível, como visto anteriormente, reduzir o valor dos impostos por meio do planejamento tributário, e até mesmo reavaliar metodologias e procedimentos visando melhores resultados fiscais.

Tamanha é a importância da contabilidade que, quando você terceiriza as funções contábeis da sua empresa, delegando essa tarefa para quem realmente entende do assunto, você não garante somente o aumento da qualidade na gestão contábil como também pode se dedicar exclusivamente àquilo que melhor sabe fazer: exercer a sua profissão!

Gostou das nossas dicas? Então confira este artigo e saiba como investir em vantagem competitiva para a sua empresa!

 

Sobre Contática Contabilidade

A Contática está preparada pra lhe atender. Fazemos questão que toda tributação seja conhecida e seja amplamente debatida, não temos limite de consultoria, reuniões e planejamentos tributários, são ferramentas essenciais. São por estes e outros motivos que a Contática é a primeira e única empresa contábil do Estado de Mato Grosso a possuir a certificação ISO 9001. Nossos clientes são assegurados com garantia de qualidade e satisfação. Colocamos à disposição de nossos clientes toda experiência e nosso “know-how” de 20 anos de mercado. Hoje somos sócios da RNC – Rede Nacional de Contabilidade, temos a satisfação de compartilhar conhecimento nos 23 Estados da Federação, é com orgulho que atendemos juntos a mais de 5.000 clientes em todo o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *