Afinal, o que é a contabilidade tributária?

Tempo de leitura: 3 minutos

Independentemente do porte da empresa, um fato é comum a todas: a necessidade de recolher tributos e estar com a contabilidade tributária em dia.

Analisar receitas, despesas, obrigações e responsabilidades fazem parte da rotina de qualquer instituição. São essas medidas que permitem que o negócio se mantenha sempre alinhado à legislação, evitando, assim, quaisquer tipos de sanções ou aborrecimentos.

Nesse contexto, a contabilidade tributária é indispensável e, embora seja bastante técnica, não é nada impossível de se realizar.

Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Este post pode te ajudar. Continue lendo e confira!

Contabilidade tributária: o que é?

Como dito, qualquer tipo de empresa necessita recolher tributos e honrar suas obrigações. O conceito de contabilidade tributária está exatamente nesse entremeio.

Também conhecida como contabilidade fiscal, o conceito diz respeito à parte da empresa que se encarrega do gerenciamento dos tributos incidentes sobre as suas operações.

No Brasil, existem diferentes modelos de tributação — Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional —, cada um deles tem suas especificidades, como alíquotas, formas de recolhimento e prazos de pagamento.

A contabilidade tributária atua organizando essas responsabilidades, de modo que a empresa pague exatamente aquilo que é devido.

Quais as principais normas relacionadas à contabilidade tributária?

Atualmente, o Brasil é um dos países que possuem uma das altas cargas tributárias, assim como um dos sistemas mais complexos quando o assunto é a quantidade de tributos e burocracia para calculá-los.

Há uma divisão de competências tributárias, de modo que cada ente de federação — União, estados e municípios — tem atribuição fixada por Lei e pela Constituição para instituírem seus impostos.

Entre os tributos e obrigações mais comuns e conhecidos pelos empresários estão:

  • ICMS (Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços);

  • emissão de nota fiscal;

  • recolhimento de contribuições previdenciárias próprias e dos seus empregados — as regras mudam conforme o modelo tributário adotado;

  • IRPJ (Imposto de Renda da Pessoa Jurídica) — regras variáveis com o modelo tributário;

  • DIRF (Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte);

  • CSLL (Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido);

  • PIS (Programa de Integração Social);

  • Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), entre outras.

Qual a importância dessa medida?

A desorganização com a contabilidade tributária está entre as causas mais recorrentes que levam empresas a fechar as portas.

A dificuldade em definir qual o modelo de tributação mais adequado para a empresa, somada a falta de conhecimento sobre normas tributárias, em pouco tempo podem causar a ruína de um empreendimento.

Por isso, além de manter as operações empresariais em regularidade com as normas legais, uma boa rotina contábil também serve para salvaguardar o negócio de exações excessivas — ou seja, tenha que pagar mais tributos que realmente necessita.

Problemas dessa ordem, a depender do porte do negócio, podem inviabilizar as atividades, visto que o capital de giro fica comprometido com o pagamento indevido de tributos.

Outro ponto que reforça a importância da contabilidade fiscal em dia é que agindo assim a empresa tem a possibilidade de receber incentivos por parte do governo, ou ter preferência no desempate em licitação, o que não é possível quando se está em débito.

Por fim, como vimos, a contabilidade tributária é essencial para o bom funcionamento de uma empresa e deve ser realizada por profissionais experientes e conhecedores das nuances da legislação pertinente. Então, gestor, não hesite em procurar ajuda especializada caso sinta dificuldade nessa importante medida.

Gostou do post? Restou alguma dúvida ou quer nos contar suas impressões? Deixe seu comentário! Estamos à disposição.

Sobre Contática Contabilidade

A Contática está preparada pra lhe atender. Fazemos questão que toda tributação seja conhecida e seja amplamente debatida, não temos limite de consultoria, reuniões e planejamentos tributários, são ferramentas essenciais. São por estes e outros motivos que a Contática é a primeira e única empresa contábil do Estado de Mato Grosso a possuir a certificação ISO 9001. Nossos clientes são assegurados com garantia de qualidade e satisfação. Colocamos à disposição de nossos clientes toda experiência e nosso “know-how” de 20 anos de mercado. Hoje somos sócios da RNC – Rede Nacional de Contabilidade, temos a satisfação de compartilhar conhecimento nos 23 Estados da Federação, é com orgulho que atendemos juntos a mais de 5.000 clientes em todo o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *