Como a gestão contábil auxilia no desenvolvimento do agronegócio?

Tempo de leitura: 4 minutos

O agronegócio é hoje a principal atividade econômica do Brasil e responsável por 1/3 do Produto interno Bruto – PIB. Nas últimas décadas houve uma grande evolução na agricultura, aumentando consideravelmente os índices de produtividade e o produtor rural precisou desenvolver novas técnicas de produção.

Desta forma, veio também a necessidade de um melhor gerenciamento financeiro de seu negócio. A gestão contábil é como importante ferramenta gerencial, já que usa de informações que possibilitam o planejamento, o controle e a tomada de decisão.

A importância da contabilidade para o agronegócio

O agronegócio apresenta características muito específicas, como sazonalidade, condições climáticas, safra, entressafra, fatores biológicos e mercados futuros. As empresas rurais que trabalham com gado, por exemplo, têm um ciclo operacional maior que um ano e é por isso que precisam de um método contábil específico que atenda suas necessidades e peculiaridades.

A contabilidade rural ajuda a planejar e controlar a produção rural, por meio de um gerenciamento eficiente e equilibrado dos recursos disponíveis como: terra, animais, implementos agrícolas etc.

As ferramentas e informações oferecidas pela contabilidade contribuirão para um melhor gerenciamento das informações internas e externas e as tomadas de decisões, assegurando a maximização dos lucros e a existência da empresa.

Contabilidade como ferramenta de gestão

A concorrência no mercado do agronegócio é bem acirrada, cada vez mais aumenta a busca por aprimoramento dos produtos e por mais espaço no mercado, daí nasce a exigência de uma contabilidade diferenciada.

Como ferramenta de gestão a contabilidade deve desenvolver informações concretas para transformar as propriedades rurais em empresas capazes de acompanhar a evolução do setor.

No que diz respeito aos objetivos e atribuições do gerenciamento financeiro a contabilidade rural deve ainda:

  • auxiliar no controle dos custos;
  • ajudar a reduzir a carga tributária;
  • reunir informações para o planejamento tributário;
  • direcionar as operações do agronegócio;
  • medir o desempenho econômico e financeiro de cada atividade produtiva individualmente e do negócio como um todo;
  • realizar a comparação dos resultados;
  • moderar as transações financeiras;
  • influenciar as decisões no planejamento de (produção, vendas e investimentos);
  • auxiliar as movimentações de fluxos de caixa e necessidades de crédito;
  • comparar a funcionamento da empresa no tempo e em relação as outras empresas;
  • orientar as despesas pessoais do produtor e de sua família;
  • fundamentar a liquidez e capacidade de pagamento junto às instituições financeiras e outros credores;
  • utilizar as informações para declarar o Imposto de Renda – IR.

Gestão informatizada da atividade rural

Toda e qualquer atividade rural, por menor que seja, demanda uma administração eficiente, pois os impactos das decisões administrativas são primordiais para uma boa gestão e crescimento do negócio.

Faz parte de uma administração eficiente o uso de tecnologias, por isso é importante informatizar a gestão da empresa. A informatização ajuda no controle financeiro e na produtividade, além de propiciar muitos outros benefícios.

Quem não acompanhar a evolução tecnológica certamente vai perder muitas oportunidades como, por exemplo, explorar novos modelos de negócios por meio de lojas virtuais alcançando diretamente o consumidor final.

Assessoria para gestão contábil do agronegócio

Tendo em vista todos os aspectos já apontados sobre a importância da gestão contábil para o agronegócio, o produtor rural tem que entender que precisa acompanhar o seu negócio regularmente e que para isso deve contar com especialistas.

Muitos produtores ainda não fazem uso da contabilidade rural e tão pouco a usam como ferramenta estratégica para o crescimento da empresa, no geral não dispõe de uma organização financeira o que pode comprometer o capital de giro.

Essa cultura precisa mudar, pois somente a partir de um planejamento elaborado por profissionais qualificados é que o produtor terá suporte para:

  • as tomadas de decisões incluindo investimentos;
  • alterações nos preços praticados no mercado;
  • imprevistos de safra,
  • baixa produtividade etc.

Com uma nova visão sobre gerenciamento eficiente da atividade rural o produtor não só conseguirá alcançar os resultados esperados como também desenvolverá um grande diferencial competitivo tornando sua empresa referência no setor.

Agora que você já sabe como a contabilidade pode auxiliar no desenvolvimento do seu agronegócio, curta nossa página no Facebook e acompanhe mais conteúdos como este!

Sobre Contática Contabilidade

A Contática está preparada pra lhe atender. Fazemos questão que toda tributação seja conhecida e seja amplamente debatida, não temos limite de consultoria, reuniões e planejamentos tributários, são ferramentas essenciais. São por estes e outros motivos que a Contática é a primeira e única empresa contábil do Estado de Mato Grosso a possuir a certificação ISO 9001. Nossos clientes são assegurados com garantia de qualidade e satisfação. Colocamos à disposição de nossos clientes toda experiência e nosso “know-how” de 20 anos de mercado. Hoje somos sócios da RNC – Rede Nacional de Contabilidade, temos a satisfação de compartilhar conhecimento nos 23 Estados da Federação, é com orgulho que atendemos juntos a mais de 5.000 clientes em todo o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *