Como é feita a contabilidade para condomínios?

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Quando se trata de contabilidade em condomínios, surge uma série de questionamentos, tanto por parte dos administradores quanto dos moradores.

São recorrentes as perguntas sobre quem faz as prestações de contas, se o síndico precisa ter conhecimentos técnicos de contabilidade e de administração de contratos, como os moradores podem ter certeza de que as finanças do prédio estão em dia etc.

Nosso objetivo com este artigo é responder esses e outros questionamentos sobre a contabilidade em condomínios. Confira!

Quem é o responsável pela contabilidade em condomínios?

Preferencialmente, os serviços contábeis devem ser executados por um profissional da área, registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) do estado da federação onde atua. Ele será escolhido pelos administradores do condomínio, em conjunto com os moradores ou comissão por eles formada.

Infelizmente, não há uma lei que obrigue os condomínios a contratarem um contador, desde que não exista uma empresa registrada, em que a participação desse profissional é obrigatória.

Existem agências de administração de condomínios e algumas delas fornecem serviços de contabilidade. Nesses casos, não é necessária a contratação de um contador, uma vez que a agência já disponibilizará esse profissional.

Qual é o papel do administrador do condomínio na contabilidade?

O administrador tem papel fundamental na contabilidade do condomínio. Ele será o responsável por enviar os dados e documentos essenciais ao contador, os quais servirão para a emissão dos relatórios contábeis e o cumprimento das demais obrigações.

Além disso, é papel dele supervisionar e monitorar as atividades do contador e, posteriormente, informar os demais condôminos sobre os trabalhos realizados.

Quais as normas contábeis aplicadas aos condomínios?

O nosso Código Civil estabelece algumas regras sobre a prestação de contas nos condomínios. No entanto, não existem leis específicas que tratem da necessidade de regras de escrituração contábil para esse tipo de sociedade.

Infelizmente, isso permite que alguns péssimos profissionais da contabilidade emitam relatórios superficiais e não elucidativos. Existem aqueles que sequer emitem algum tipo de relatório para a administração.

Como os moradores controlam a contabilidade?

A principal forma de conhecer e manter controle sobre a contabilidade do condomínio é participar das reuniões, em que são apresentados os relatórios contábeis enviados à administração.

O morador que tem conhecimento técnico na área contábil pode verificar todas as informações contidas nos relatórios emitidos e solicitar, se necessário, mais esclarecimentos sobre pontos que julgar importantes ou sujeitos a falhas.

Quais são as principais fraudes em condomínios e como a contabilidade ajuda a evitar?

As fraudes em condomínios ocorrem, principalmente, na compra de produtos, que por sua vez podem ser majorados ou sequer existirem.

Uma boa consultoria contábil pode combater essas fraudes, uma vez que ela cruza as informações de compra e venda com os pagamentos realizados, além de controlar todas as receitas auferidas em determinado período.

Com isso, tanto o morador quanto o administrador têm acesso a toda a movimentação financeira do condomínio, podendo encontrar facilmente possíveis desvios ocorridos.

Quais são as características principais do contador?

A primeira característica do profissional que atuará na contabilidade do condomínio é a experiência.

Como foi mencionado neste artigo, não existe uma norma específica contendo as práticas contábeis que deverão ser adotadas nos condomínios. Portanto, os moradores e administradores podem contar somente com a experiência do profissional em gerar os documentos e relatórios importantes.

Além disso, é necessário que o contador seja pontual no cumprimento dos prazos estabelecidos para a entrega dos relatórios, bem como os forneça corretamente, de forma a traduzir a realidade do condomínio para os administradores e moradores.

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