Como otimizar processos financeiros na sua empresa?

Tempo de leitura: 3 minutos

A gestão financeira tem um papel importantíssimo no bom funcionamento de uma empresa. Principalmente quando se percebe que ela influencia fatores como aumento dos lucros e a manutenção das despesas, ou seja, os processos financeiros do empreendimento.

Se o setor financeiro não está bem, são grandes as chances de o negócio sofrer com a inadimplência, cobranças e atrasos no pagamento. Por isso, é importante uma postura que vise otimizar e melhorar o setor.

Fizemos uma lista de meios para ajudar você a realizar essa tarefa confira:

1. Mapeie os processos financeiros

A primeira atitude para otimizar processos é mapeá-los. É necessário esquematizar as áreas da empresa. Neste caso, um trabalho de análise de todas as tarefas de cada setor precisa ser feito.

Além disso, será necessário conversar com os responsáveis por esses setores para identificar os problemas e descobrir quais são as atitudes que não estão funcionando. É importante ouvir as sugestões e avaliá-las para, assim, realizar as melhorias.

2. Separar as contas

Distinguir a conta pessoal da empresarial é fundamental para manter o negócio. Pode parecer um fator óbvio, contudo, é bem comum que empresários costumem ter apenas uma conta para lidar tanto com suas finanças pessoais quanto profissionais. Principalmente se eles não têm sócios ou trabalham sozinhos.

A melhor atitude é criar uma conta de pessoa jurídica e realizar a administração do dinheiro da empresa separadamente, evitando confusões com os rendimentos. Além do mais, com uma conta empresarial é possível receber benefícios, como a emissão de boletos e limites para capital de giro.

3. Invista em tecnologia

Hoje em dia é impossível que você possa otimizar processos sem a ajuda de alguma tecnologia, principalmente para automatizar tarefas.

O investimento em ferramentas que agilizem as ações é essencial, pois ajuda a aumentar a produtividade, minimizar falhas e focar em ações realmente importantes e que necessitam de uma estratégia maior dos funcionários.

Existem muitos programas e plataformas de gerenciamento que podem melhorar a gestão e com mais tecnologia será mais fácil e ágil administrar as finanças da empresa e tomar decisões.

4. Defina os preços certos dos seus produtos ou serviços

O preço é um assunto que afeta diretamente o rendimento da empresa. É necessário que ele seja discutido de forma consciente e justa com o estado do mercado.

Caso seja muito baixo para atrair clientes, ele pode prejudicar as despesas da empresa como salários, compra de estoque etc. Se ele for muito alto, é provável que esteja fora do padrão do mercado e torne o seu produto ou serviço menos competitivo.

O melhor é realizar uma precificação que torne as contas mais equilibradas, pensando em obter lucro, porém atendendo o valor para o mercado.

5. Conheça o mercado

Claro que não é necessário ser um especialista, porém é importante se manter atualizado sobre as tendências. Principalmente porque a otimização de processos financeiros é uma atividade que nunca deve parar de ser realizada.

Além disso, sempre haverá novas maneiras de fazê-la e sempre aparecerão novidades na área. Manter se atualizado te ajudará a estar por dentro delas quando aparecerem e, assim, melhorar a sua otimização.

Esperamos que esse texto sobre processos financeiros tenha esclarecido para você a importância de otimizá-los e como fazer isso da melhor forma possível. Não esqueça de curtir a nossa página no Facebook.

Sobre Contática Contabilidade

A Contática está preparada pra lhe atender. Fazemos questão que toda tributação seja conhecida e seja amplamente debatida, não temos limite de consultoria, reuniões e planejamentos tributários, são ferramentas essenciais. São por estes e outros motivos que a Contática é a primeira e única empresa contábil do Estado de Mato Grosso a possuir a certificação ISO 9001. Nossos clientes são assegurados com garantia de qualidade e satisfação. Colocamos à disposição de nossos clientes toda experiência e nosso “know-how” de 20 anos de mercado. Hoje somos sócios da RNC – Rede Nacional de Contabilidade, temos a satisfação de compartilhar conhecimento nos 23 Estados da Federação, é com orgulho que atendemos juntos a mais de 5.000 clientes em todo o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *