Confira 5 maneiras de vencer a concorrência

Tempo de leitura: 3 minutos

Existe uma velha máxima quando tratamos de gestão e administração que diz que a concorrência é boa para qualquer negócio, pois estimula o desenvolvimento e a busca das empresas por produtos e serviços melhores e mais acessíveis.

Esse pensamento é muito bom de ser debatido em universidades e em salas de aula, mas no mercado, todos os gestores sabem que quanto menor a concorrência, melhor.

Mas ao contrário do que os dirigentes desejam, o cenário atual brasileiro é de baixa demanda e de grandes batalhas das empresas por clientes e compradores. Para vencer a concorrência, é necessário se reinventar, buscar a melhoria contínua e assim, conseguir destaque no mercado.

Para te ajudar, separamos, neste post, 5 maneiras de vencer a concorrência. Confira!


1. Conheça seus adversários

Para conseguir destaque no mercado, uma das ações mais básicas é conhecer o que a concorrência está fazendo e pensando. Para isso, é necessário saber o que os seus competidores têm feito e preparar-se para encarar essas ações, desenvolvendo produtos e serviços melhores.

Realize pesquisas na internet e nas redes sociais, conheça o perfil da concorrência no mercado e faça análises dos erros e dos acertos deles. Em posse dessas informações, é muito mais fácil vencer cada um dos seus adversários.


2. Não entre em guerra de preços

Um erro extremamente comum das empresas é entrar em guerras por preços mais baixos e acabar prejudicando o desempenho do negócio. É importante saber um detalhe: não existem vencedores em competições por menores preços.

Pode até ser que sua empresa consiga fechar negócios ou tenha ofertas atraentes, mas muito cuidado: isso pode desvalorizar seus produtos e, principalmente, comprometer o balanço e o fluxo de caixa do negócio.

Portanto, evite batalhar por menores preços. Tente manter um padrão de qualidade e os preços de forma que atraiam os clientes, mas não comprometam os lucros.


3. Capacite seus funcionários

Uma das melhores maneiras de vencer a concorrência e aumentar os lucros da sua empresa é possuir uma equipe altamente qualificada e preparada. Para se ter um time de sucesso, é necessário investir nos funcionários.

Portanto, forneça treinamentos e palestras para aperfeiçoamento. Dessa forma, sua empresa terá uma equipe que produz melhor e em mais velocidade do que a concorrência.


4. Desenvolva diferenciais para o seu negócio

Não basta somente ter um atendimento de qualidade e tratar os clientes de forma exclusiva. É preciso ser criativo e desenvolver produtos e serviços que diferenciem o seu negócio da concorrência.

Para desenvolver diferenciais, escute o cliente, pesquise o que cada um deles busca ou deseja. Surpreenda o consumidor oferecendo a ele algo que ele sempre sonhou. Além disso, possibilite diferentes formas de pagamento, desenvolva canais de contato com o cliente e apresente coisas novas no mercado. Assim, é possível facilmente destacar-se da concorrência.


5. Tenha sempre produtos disponíveis

Por último, para liquidar de vez com a concorrência, sempre tenha todos os produtos disponíveis. Nunca fique em falta nas prateleiras ou deixe de oferecer algo que o cliente possa procurar. Lembre-se: se alguém for comprar algo e não encontrar na sua empresa, provavelmente comprará na concorrência.

Aprendeu o que deve ser feito para vencer a concorrência? Conhece outras formas de ganhar destaque no mercado? Então deixe um comentário!

Sobre Contática Contabilidade

A Contática está preparada pra lhe atender. Fazemos questão que toda tributação seja conhecida e seja amplamente debatida, não temos limite de consultoria, reuniões e planejamentos tributários, são ferramentas essenciais. São por estes e outros motivos que a Contática é a primeira e única empresa contábil do Estado de Mato Grosso a possuir a certificação ISO 9001. Nossos clientes são assegurados com garantia de qualidade e satisfação. Colocamos à disposição de nossos clientes toda experiência e nosso “know-how” de 20 anos de mercado. Hoje somos sócios da RNC – Rede Nacional de Contabilidade, temos a satisfação de compartilhar conhecimento nos 23 Estados da Federação, é com orgulho que atendemos juntos a mais de 5.000 clientes em todo o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *