Conheça 6 indicadores de desempenho financeiro essenciais!

Tempo de leitura: 3 minutos

O sucesso de qualquer empreendimento depende da monitoração ininterrupta dos resultados. É a análise de dados que permitirá aos gestores agir a tempo, eliminando erros, corrigindo rotas e propondo alternativas para manter o negócio nos trilhos.

Neste post, vamos saber quais são os indicadores de desempenho fundamentais para um bom diagnóstico sobre a saúde financeira de uma empresa.

1. Faturamento bruto

Trata-se da soma de todos os recursos financeiros que entram no caixa da empresa ao longo do mês, como fruto da comercialização de produtos e serviços. O faturamento bruto é capaz de sinalizar se um negócio está gerando menos receita do que deveria, mediante as metas estabelecidas no planejamento, o que possibilita ao gestor conhecer mais profundamente o mercado em que ele atua.

2. Ticket médio

Este indicador resulta da média de todas as vendas. Para o cálculo, basta dividir o faturamento total em um determinado período pelo número de vendas concretizadas.

É um dado importante para mostrar ao gestor que tipo de item gera mais resultado: se o ticket médio for um valor considerado alto, pode ser um sinal de que a empresa deveria privilegiar seus produtos mais caros e de maior qualidade, em vez de uma estratégia voltada para itens mais baratos.

3. Custo fixo

Diz respeito a todas as despesas que não variam ao longo dos meses, como o aluguel e o salário dos funcionários, por exemplo. Independentemente do faturamento, os custos fixos, como o próprio nome sugere, permanecem os mesmos.

Vale acrescentar que pequenos e médios negócios devem sempre perseguir custos fixos baixos, para evitar que o lucro da empresa seja consumido ou mesmo que haja desequilíbrio financeiro com o passar do tempo.

4. Lucratividade

Corresponde à porcentagem de ganho em um negócio, quando as margens de lucro líquido são comparadas ao faturamento total. Portanto, a lucratividade demonstra o quanto a empresa pode gerar realmente, em termos de ganhos, a partir de todo os custos e do trabalho desenvolvido em um terminado período — lucratividade mensal ou quinzenal, por exemplo.

Não deve ser confundido com o indicador “lucro”, que é obtido após diminuir os custos do faturamento total.

5. Rentabilidade

Os investidores ficam de olho neste indicador o tempo todo, uma vez que ele pode revelar qual é o verdadeiro ganho — o retorno esperado em um determinado negócio, a partir de seus ativos, suas vendas e todo o capital investido.

A partir da rentabilidade, o gestor também passa a conhecer a sazonalidade do negócio, ou seja, os períodos em que uma atividade se mostra mais ou menos rentável.

6. Ponto de equilíbrio

Equivale à quantia mínima de vendas de produtos e/ou serviços necessária para arcar com todos os custos envolvidos na operação da empresa, sem que haja prejuízo. Em outras palavras, trata-se do momento em que as vendas geram um valor igual ao das despesas totais do negócio — em um mês ou ao longo de um ano, por exemplo. Quanto se atinge o ponto de equilíbrio, portanto, não há nem lucro nem prejuízo.

Os indicadores de desempenho correspondem a um dos pilares da gestão empresarial e são válidos para empreendimentos de todos os tamanhos. Analise cuidadosamente seu negócio, escolha os indicadores mais adequados ao seu nicho de mercado e acompanhe de perto os resultados! 

Gostou do texto? Sua empresa já adota indicadores de desempenho? Deixe um comentário neste post e compartilhe sua experiência com outros leitores! 

Sobre Contática Contabilidade

A Contática está preparada pra lhe atender. Fazemos questão que toda tributação seja conhecida e seja amplamente debatida, não temos limite de consultoria, reuniões e planejamentos tributários, são ferramentas essenciais. São por estes e outros motivos que a Contática é a primeira e única empresa contábil do Estado de Mato Grosso a possuir a certificação ISO 9001. Nossos clientes são assegurados com garantia de qualidade e satisfação. Colocamos à disposição de nossos clientes toda experiência e nosso “know-how” de 20 anos de mercado. Hoje somos sócios da RNC – Rede Nacional de Contabilidade, temos a satisfação de compartilhar conhecimento nos 23 Estados da Federação, é com orgulho que atendemos juntos a mais de 5.000 clientes em todo o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *