Entenda a importância de planejar a sucessão familiar na empresa

Tempo de leitura: 3 minutos

Toda empresa familiar chega a um ponto no qual é preciso refletir sobre o seu futuro e como será a transição em longo prazo. É a hora de determinar qual o herdeiro que será o gestor, se será o mais capacitado ou o mais velho. E é justamente na hora da sucessão familiar que podem surgir muitas discussões e desavenças.

Para evitar esse problema, o ideal é planejar a sucessão com antecedência e delegar atribuições claras a cada um dos herdeiros. Confira:

Por que a sucessão familiar é tão complexa?

A maioria das empresas familiares negligenciam esse aspecto, pois muitos não gostam de pensar na morte ou na invalidez do membro principal da empresa. Então, quando o fato ocorre, isso gera uma série de desavenças entre irmãos, filhos, cônjuges, entre outros.

Para que isso não ocorra, é mais indicado que se faça um planejamento profissional da sucessão familiar, o que minimiza bastante esses problemas e evita as contendas entre parentes.

O que pode acontecer se o planejamento da sucessão familiar não for realizado?

Uma sucessão mal realizada tem consequências graves. Na grande maioria dos casos, a falta de planejamento e a delegação de funções importantes a familiares despreparados pode significar a ruína da empresa, levando até à sua venda ou quebra. E isso independe do porte da organização.

E não é apenas o futuro da empresa que pode ser comprometido, mas também o presente, já que os herdeiros começam a competir entre si antes mesmo da saída do gestor. Portanto, fazer o planejamento da sucessão familiar é um processo decisivo para a sobrevivência do negócio.

Como fazer uma boa sucessão familiar?

O mais indicado é contratar uma empresa que possa fazer uma consultoria especializada sobre o assunto, realizar uma análise do patrimônio familiar a fundo e analisar as possibilidades de sucessão, para que sejam discutidas em vida com o gestor em pleno uso de suas faculdades mentais.

Para uma transição tranquila, é indicado realizar um plano de sucessão de acordo com as habilidades e formação de cada membro, já que existem casos em que o filho mais velho decidiu trabalhar com algo diferente, enquanto o mais novo possui formação e experiência, que o torna mais capaz para gerir a empresa.

Nesses momentos, a emoção pode falar mais alto e fazer com que muitos parentes se irritem. Mas, com calma, é possível reverter essa situação e colocar todos os detalhes no papel. Isso evita disputas no futuro, já que o papel de cada um dos herdeiros fica definido no plano de sucessão, mantendo a empresa familiar em pleno funcionamento.

O que fazer no caso de intensas disputas familiares?

Em muitos casos, uma sucessão familiar pode gerar uma verdadeira guerra. E surgem assuntos pessoais que não permitem que as pessoas pensem com razão e clareza. Nesse tipo de situação, o plano de sucessão deve ser analisado e traçado por uma empresa competente, isenta no sentido emocional.

Assim, é possível fazer o planejamento da transição sem perder o foco no empreendimento, já que a empresa contratada vai priorizar o que é melhor para o negócio e delegar os devidos direitos e deveres entre os herdeiros, garantindo a longevidade e a continuidade das operações após a sucessão familiar.

O que você achou do artigo? Esclareceu suas dúvidas? Deixe o seu comentário e saiba mais sobre este assunto se inscrevendo na nossa newsletter.

Sobre Contática Contabilidade

A Contática está preparada pra lhe atender. Fazemos questão que toda tributação seja conhecida e seja amplamente debatida, não temos limite de consultoria, reuniões e planejamentos tributários, são ferramentas essenciais. São por estes e outros motivos que a Contática é a primeira e única empresa contábil do Estado de Mato Grosso a possuir a certificação ISO 9001. Nossos clientes são assegurados com garantia de qualidade e satisfação. Colocamos à disposição de nossos clientes toda experiência e nosso “know-how” de 20 anos de mercado. Hoje somos sócios da RNC – Rede Nacional de Contabilidade, temos a satisfação de compartilhar conhecimento nos 23 Estados da Federação, é com orgulho que atendemos juntos a mais de 5.000 clientes em todo o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *