Entenda a importância do planejamento tributário para o sucesso de sua PME!

Tempo de leitura: 3 minutos

A carga tributária dos negócios no Brasil é pesada, inclusive para as pequenas e médias empresas. Mas ela pode ser melhor ajustada para representar menos impacto sobre os recursos por meio do planejamento tributário. Apesar de ser um assunto com relativa complexidade, a finalidade é simples: deixar a carga de impostos o mais enxuta possível por meio das possibilidades que a legislação oferece.

Assim, empreendimentos conseguem formas de destinar menos recursos para a agenda tributária de pagamentos com aplicação maleável de alíquotas, com o uso de créditos recebidos, a recuperação de impostos e outras constatações provenientes das análises.

A seguir, você verá a importância desse trabalho e quais são os pontos importantes dele. Confira!


União do planejamento tributário com o orçamentário

De certa forma, os dois planejamentos estão ligados, pois o orçamentário é a gestão de todas as receitas e despesas do negócio — com projeções de resultados e obrigações, além de direitos realizáveis no curto e no longo prazo.

Essa prática gerencial é extremamente importante, pois dá clara visão ao gestor das situações atual e futura das finanças. Assim, é possível organizar capital de giro e processos. Ou seja, a elaboração, a correta manutenção e uso são vitais para a saúde financeira empresarial.

Mas onde os impostos entram nisso? Obviamente, como despesas, mas de forma a serem previsíveis e não ocorrer surpresa com a agenda de pagamentos. E como os créditos também fazem parte, é preciso sempre ter provisionamento dos valores a serem pagos e deduzidos para que os impostos não atrapalhem o plano de ações e as previsões do orçamento.


Elaboração do planejamento tributário

Primeiramente, devemos dizer que ele deve ser instituído na abertura do empreendimento. E caso isso não seja feito, a hora de começar é sempre o mais rápido possível. Além disso, precisa ser atualizado periodicamente para que as ações e os valores planejados não se tornem inúteis na prática depois de algum tempo.


Simulações de possibilidades

Para constatar oportunidades de reduzir a carga tributária, é sempre importante que se verifiquem outros regimes de tributação. Isso pode ser feito com a utilização do faturamento do ano anterior ou dos meses mais recentes, considerando as porcentagens que seriam aplicadas neles e os possíveis créditos utilizáveis.


Manutenção de registros

Os livros contábeis e fiscais têm muita importância na organização dos impostos, inclusive os de exercícios anteriores. Eles servem de base para comparação de números anteriores com atuais e também para lançamentos dos tributos a pagar e constatação de créditos ativos.


Análise interna

Essa tarefa é imprescindível para a elaboração de um bom plano de ações e para decisões. Além dos números provenientes das operações, é preciso analisar se há possibilidade de troca de regime de tributação de acordo com as atividades desenvolvidas — que podem viabilizar a utilização de benefícios fiscais.

Também, as aquisições de serviços ou produtos têm influência na obtenção de créditos de impostos — com suas diferenciações conforme o enquadramento, como ocorre com Pis e Cofins. E margem de lucro é fundamental para que se escolha entre um regime ou outro.

Para realizar um planejamento tributário sem erros e com impacto positivo no plano orçamentário e no negócio, é sempre bom contar com assessoria especializada. Sendo assim, confira este artigo e saiba por que a sua empresa precisa de uma consultoria contábil competente!

Sobre Contática Contabilidade

A Contática está preparada pra lhe atender. Fazemos questão que toda tributação seja conhecida e seja amplamente debatida, não temos limite de consultoria, reuniões e planejamentos tributários, são ferramentas essenciais. São por estes e outros motivos que a Contática é a primeira e única empresa contábil do Estado de Mato Grosso a possuir a certificação ISO 9001. Nossos clientes são assegurados com garantia de qualidade e satisfação. Colocamos à disposição de nossos clientes toda experiência e nosso “know-how” de 20 anos de mercado. Hoje somos sócios da RNC – Rede Nacional de Contabilidade, temos a satisfação de compartilhar conhecimento nos 23 Estados da Federação, é com orgulho que atendemos juntos a mais de 5.000 clientes em todo o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *