Entenda o que é Holding Familiar e saiba quando criá-la

Tempo de leitura: 3 minutos

Atualmente, uma gestão de sucesso é aquela que programa as atividades da empresa para o mercado e que busca sempre novas soluções para agregar valores de excelência. Apesar disso, as empresas familiares demandam um cuidado extra — o planejamento pessoal.

Foi a partir dessa lógica que surgiram as holdings familiares, figuras societárias que auxiliam um grupo em diversos aspectos, sobretudo quando o assunto é a participação nas empresas e a sucessão administrativa.

Pensando nisso, preparamos um artigo para demonstrar qual a importância de constituir uma holding familiar no seu negócio. Acompanhe e entenda melhor.

Empresas familiares

Para entender melhor a importância de constituição das holdings, trouxemos alguns dados preparados pela equipe da consultoria internacional PricewaterhouseCoopers (PwC). Os resultados destacam que 83% dos entrevistados no Brasil estão preocupados com a administração e questões familiares.

Nesse sentido, é responsabilidade dos gestores tomarem conhecimento da estrutura do negócio e dos aspectos societários que envolvem a constituição de uma holding familiar. Certamente, o planejamento é a base do sucesso aqui.

Holding familiar

O que caracteriza uma holding como “familiar” é o fato de que a gestão da empresa é dominada e administrada por membros de uma mesma família — não se trata de uma figura jurídica exclusiva.

Adicionalmente, é importante compreender que a atividade de uma holding é a participação em outras empresas. Seguindo essa linha, o objetivo é que os administradores tenham a possibilidade de dividir a participação atual na empresa com os herdeiros da família, de modo a garantir segurança jurídica e fiscal para a continuidade do negócio.

Benefícios

Como apontamos, o principal benefício com a constituição de uma holding familiar é a segurança patrimonial do investimento. Além disso, essa prática gera economia tributária e facilita uma série de outras burocracias em casos de falecimento de um dos sócios principais.

A economia tributária vem pelo fato de que é possível transmitir a participação para os herdeiros ainda em vida — sem que o gestor perca o controle atual da empresa. Desse modo, os impostos sobre a doação são pagos no momento do planejamento, resguardando a operação de um possível aumento nas alíquotas do imposto.

Além de tudo, todas as burocracias são antecipadas para o momento atual, o que denota os benefícios de segurança patrimonial e da continuidade saudável da empresa.

Apoio profissional

Por se tratar de um processo complexo, é importante que toda a constituição de uma holding familiar seja acompanhada por especialistas em contabilidade e planejamento tributário/fiscal. Partindo dessa premissa, os profissionais avaliam a estrutura atual da empresa e definem métodos para que a constituição dessa nova organização societária seja econômica e eficiente.

Destacamos que pensar nesses aspectos é algo que faz parte da gestão da empresa, assim como qualquer outra atividade comercial. Gestores estratégicos devem sempre buscar a antecipação e segurança do patrimônio familiar — tais fatores demonstram a importância em pensar em práticas como essa.

E então, leitor? Conseguiu entender um pouco mais sobre a importância em constituir uma holding familiar? Se gostou deste artigo, aproveite para assinar nossa newsletter e receber conteúdos novos em primeira mão!

Sobre Contática Contabilidade

A Contática está preparada pra lhe atender. Fazemos questão que toda tributação seja conhecida e seja amplamente debatida, não temos limite de consultoria, reuniões e planejamentos tributários, são ferramentas essenciais. São por estes e outros motivos que a Contática é a primeira e única empresa contábil do Estado de Mato Grosso a possuir a certificação ISO 9001. Nossos clientes são assegurados com garantia de qualidade e satisfação. Colocamos à disposição de nossos clientes toda experiência e nosso “know-how” de 20 anos de mercado. Hoje somos sócios da RNC – Rede Nacional de Contabilidade, temos a satisfação de compartilhar conhecimento nos 23 Estados da Federação, é com orgulho que atendemos juntos a mais de 5.000 clientes em todo o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *