(ESTENDER + 500 PALAVRAS) O que é planejamento de fluxo de caixa

Tempo de leitura: 6 minutos

IMPORTANTE: atente-se que o texto dessa pauta não deve ser postado automaticamente pela funcionalidade da plataforma. Você deve atualizar o texto já postado (no link acima) com o novo conteúdo, sem mudar o link. Qualquer dúvida, só dizer nos comentários ou pelo chat da plataforma.

Controlar a entrada e a saída dos valores financeiros de uma empresa é uma tarefa complicada de ser realizada. Mas ainda bem que existem instrumentos para auxiliar os profissionais que trabalham nessa área, como o planejamento de fluxo de caixa.

Por meio desse planejamento, é possível controlar os valores que entram e saem do sistema financeiro do seu empreendimento, o que vai lhe proporcionar o conhecimento da verdadeira situação do caixa. Saber os detalhes das entradas e das saídas dos montantes em dinheiro é fundamental para o desenvolvimento do seu negócio.

Quer aprender um pouco mais sobre o planejamento de fluxo de caixa? Não perca a oportunidade de ler o conteúdo abaixo com muita atenção.

Qual é o conceito de fluxo de caixa?

Fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão financeira muito utilizada pelos gestores e administradores de empresas. O principal objetivo na sua utilização é verificar os valores das entradas e das saídas do caixa de um empreendimento.

Desse modo, é indispensável para o planejamento financeiro, sendo um importante instrumento na tomada de decisões dos empreendedores.

E o que é fluxo de caixa projetado?

Dentro deste conceito, ainda podemos mencionar o fluxo de caixa projetado. Com ele, o gestor evita comprometer o orçamento da empresa, pois faz estimativas de movimentação financeira. E, ao perceber qualquer irregularidade, consegue tomar as providências corretas o quanto antes para evitar prejuízos.

A estratégia também permite identificar possíveis sobras no caixa para definir como serão aplicadas. Desta forma, antecipar pagamento de fornecedores e definir outras datas para priorizar despesas fica muito mais simples. A longo prazo, o planejamento financeiro passa a ser mais controlado e assertivo, tornando os investimentos mais seguros e trazendo mais estabilidade para a empresa.

Para preparar as projeções, é necessário ter em mãos alguns dados importantes, como saldo inicial em caixa, despesas fixas e variáveis, entradas de receita e períodos de pagamentos. O ideal é lançá-los em uma planilha para ter tudo registrado de forma mais palpável e fácil de visualizar.

Não se esqueça, seja qual for o caso, mantenha sempre as informações financeiras do negócio atualizadas. Do contrário, nenhuma dessas duas táticas funcionará plenamente e você poderá cometer erros que influenciarão no crescimento da empresa.

Como fazer o planejamento de fluxo de caixa?

Fazer o planejamento do fluxo de caixa de uma empresa é um trabalho interessante e que exige muita atenção. Por isso, é necessário que os profissionais sejam qualificados e bastante comprometidos. Existe a possibilidade de encontrar uma empresa especializada em serviços contábeis, o que será uma garantia do seu sucesso.

Para que você compreenda melhor o assunto, vamos citar aqui alguns passos muito importantes a serem observados:

  • faça uma descrição detalhada das suas despesas com cargas tributárias, compras de insumos, pagamentos de funcionários e quantias recebidas;
  • lance todos esses valores em uma planilha do software de gestão da sua empresa ou do Excel;
  • atualize os dados diariamente ou mensalmente, de acordo com a sua demanda.

Essas são algumas dicas de como é realizado um planejamento do fluxo de caixa.

Quais são suas aplicações?

Com a utilização do planejamento de fluxo de caixa, você terá certeza das possibilidades de ampliação dos lucros, bem como da necessidade de redução de custos com as despesas que não são consideradas fundamentais para o crescimento do seu negócio.

Diante disso, poderá planejar futuras aplicações e investimentos que atualmente são essenciais para se manter no mercado.

Quais são as funções?

Algumas funções são atribuídas ao fluxo de caixa. São elas:

Controlar as movimentações financeiras

Quando se fala em controle, a definição vai além da entrada e saída de dinheiro. Ele também abrange todas as transações realizadas em determinado período. É possível, inclusive, registrá-las conforme os dias em que ocorreram. Esse histórico permite avaliar como anda a administração financeira da empresa.

Identificar as sobras e faltas no caixa

Saber o que sobra e o que falta em termos de dinheiro ajuda bastante a entender como a empresa se comporta nesse quesito. Através dessa identificação, é que novas metas e objetivos poderão ser estabelecidos, sejam eles de investimento ou de trabalho de recuperação.

A grande vantagem dessa função é a possibilidade de obter resultados a curto, médio e longo prazo, o que permite uma organização mais aprofundada acerca dos valores que se tem em caixa.

Permitir o planejamento das ações futuras

Toda empresa possui projeções de desenvolvimento. Muitas delas dependem de ações mais imediatas, como pagamento de colaboradores e a quitação de contas parceladas. O fluxo de caixa entra em cena para resolver questões do gênero com mais rapidez, sem que fiquem buracos nos ganhos atuais. Assim, os obstáculos para planejamentos de ações futuras diminuem e as movimentações passam a ser menos arriscadas.

Acompanhar o desempenho financeiro

Em um cenário que exige vantagens competitivas, uma empresa consegue se manter no mercado apenas se tiver saúde financeira para alcançá-las e sair na frente da concorrência. Por isso, ter o fluxo de caixa em dia é de extrema importância. Ele servirá como diagnóstico dessa situação, com uma taxa de erros mínima e assim, como qualquer transtorno poderá ser apontado com mais precisão, o aumento de lucro também será sinalizado para tranquilizar os gestores do negócio.

Quais são as vantagens e os benefícios?

Fazer o planejamento de fluxo de caixa, como já foi dito, é de grande importância para pequenas, médias e grandes empresas. Esse instrumento de gestão proporciona inúmeras vantagens e benefícios, como:

  • conhecer qual é o lucro real da empresa;
  • realizar as compras necessárias com segurança;
  • visualizar o fluxo financeiro geral da empresa;
  • planejar as finanças a partir de uma base sólida;
  • tomar as decisões adequadas para cada situação;
  • saber onde está sendo colocado o dinheiro investido;
  • evitar a falência do seu negócio.

Agora que você já sabe que o planejamento de fluxo de caixa é essencial para realizar o controle financeiro de uma empresa, você pode aplicar o uso dessa ferramenta em seu estabelecimento. Com isso, vai evitar futuros problemas com dívidas inesperadas e garantir o sucesso do seu negócio. Sem dúvidas, esse instrumento vai te ajudar a proteger o capital investido seja qual for o ramo da sua empresa.

Gostou das informações citadas em nosso artigo sobre fluxo de caixa? Agora é só se preparar para colocar tudo em prática e garantir que a administração financeira de sua empresa se mantenha sempre saudável.

E que tal aproveitar para complementar seus conhecimentos a respeito deste assunto? Não perca tempo e conheça algumas ferramentas on-line para gerenciar sua rotina contábil!

Sobre Contática Contabilidade

A Contática está preparada pra lhe atender. Fazemos questão que toda tributação seja conhecida e seja amplamente debatida, não temos limite de consultoria, reuniões e planejamentos tributários, são ferramentas essenciais. São por estes e outros motivos que a Contática é a primeira e única empresa contábil do Estado de Mato Grosso a possuir a certificação ISO 9001. Nossos clientes são assegurados com garantia de qualidade e satisfação. Colocamos à disposição de nossos clientes toda experiência e nosso “know-how” de 20 anos de mercado. Hoje somos sócios da RNC – Rede Nacional de Contabilidade, temos a satisfação de compartilhar conhecimento nos 23 Estados da Federação, é com orgulho que atendemos juntos a mais de 5.000 clientes em todo o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *