Imposto de Renda: conheça as regras que mudam em 2018

Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabe quais foram as principais mudanças que ocorreram no imposto de renda? A partir do dia 6 de novembro de 2018, foram realizadas alterações em diversos pontos referentes à declaração do imposto de renda, que deverão estar em pleno acordo e regência nas declarações entregues neste ano de 2018.

Assim sendo, é de extrema importância conhecer e estar atento a essas mudanças, para que, assim, ao realizar o preenchimento desse documento, não restem dúvidas e dores de cabeça.

Para isso, reunimos, neste post, as principais alterações realizadas no imposto de renda para 2018. Confira!

Declaração de dependentes

A mudança na norma para declaração do imposto de renda determina que, em caso de pais divorciados com guarda compartilhada do(s) filho(s), cada um poderá ser incluído e classificado como dependente apenas de um dos pais, ou seja, da mãe ou do pai.

Assim sendo, na declaração em que não aparece o filho como dependente, deverá constar a classificação “alimentado”.

Despesas médicas

A partir das novas declarações de 2018, as despesas médicas poderão ser aceitas sem que conste o endereço do profissional, hospital, clínica ou laboratório. Entretanto, essas informações devem ter disposições de fácil identificação por parte da Receita Federal.

O que mudou? Antes dessas alterações, recibos incompletos não eram aceitos para a declaração do imposto de renda.

Auxílio-doença

Com as modificações, somente haverá a desobrigação referente aos valores recebidos do auxílio-doença, pagos pela Previdência Social em casos de licença médica.

Com isso, os rendimentos de licença médica por natureza do salário não serão isentos.

Remessas de dinheiro ao exterior

A retenção do imposto de renda não incluirá remessas de dinheiro enviadas ao exterior que sejam para objetivos culturais, educacionais, tratamentos médicos e científicos.

Essa alteração foi necessária devido ao fato de que esse ponto era tratado em duas legislações, e, para fins de evitar confusões, as remessas de dinheiro passarão a ser esclarecidas dessa maneira.

Venda de imóvel

Nas atualizações do imposto de renda, ao vender um imóvel, a diferença entre o preço de compra e venda, ou seja, o lucro, estará inclusa para recolhimento e declaração de 15% sobre esse ganho.

Sendo assim, para quitar o valor referente a esse pagamento, será considerado até o último dia útil do mês subsequente ao da venda.

Há exceções? Sim. Caso o contribuinte use esse capital para adquirir outra residência em um período máximo de 180 dias.

Casos de isenções

Estão isentos da declaração e do recolhimento do imposto de renda trabalhadores com renda mensal fixa menor do que R$ 1.903,98 e portadores de graves doenças determinadas pela Lei nº 7.713/88 — tuberculose, AIDS e Parkinson são exemplos dessas enfermidades.

Haverá também a isenção de valores referentes a títulos de desapropriação.

As alterações no imposto de renda, apesar de não parecerem grandiosas, têm o intuito de ajustar e padronizar alguns pontos que geralmente causavam confusões e dificuldades para a declaração.

Gostou do nosso conteúdo? Precisa entender melhor sobre a legislação? Confira, então, o nosso artigo sobre tributação e tire todas as suas dúvidas!

Sobre Contática Contabilidade

A Contática está preparada pra lhe atender. Fazemos questão que toda tributação seja conhecida e seja amplamente debatida, não temos limite de consultoria, reuniões e planejamentos tributários, são ferramentas essenciais. São por estes e outros motivos que a Contática é a primeira e única empresa contábil do Estado de Mato Grosso a possuir a certificação ISO 9001. Nossos clientes são assegurados com garantia de qualidade e satisfação. Colocamos à disposição de nossos clientes toda experiência e nosso “know-how” de 20 anos de mercado. Hoje somos sócios da RNC – Rede Nacional de Contabilidade, temos a satisfação de compartilhar conhecimento nos 23 Estados da Federação, é com orgulho que atendemos juntos a mais de 5.000 clientes em todo o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *