Incorporação imobiliária: simplificamos esse processo para você

Tempo de leitura: 3 minutos

Incorporações imobiliárias são institutos que vendem unidades autônomas antes ou durante suas construções. Essa é uma atividade que atrai diversos investidores e ajuda as empresas a terem capital para financiar suas obras. Entretanto, embora seja extremamente vantajoso para proprietários, esse é um processo burocrático e que exige muita cautela. Quer saber mais sobre o assunto? Confira o post!

Como registrar uma incorporação imobiliária?

Para que uma incorporação imobiliária seja devidamente legalizada, é necessário registro em cartório com os detalhes da atividade. Devem ser fornecidos um contrato com as características das unidades imobiliárias, a viabilidade do projeto, os prazos para entrega dos imóveis e seus valores.

Além disso, a lei 4.591 exige a entrega dos seguintes documentos:

  • o título do terreno, com o histórico vintenário;

  • o projeto de construção aprovado com memorial descritivo;

  • o cálculo de áreas comuns e das unidades autônomas;

  • a avaliação do custo da obra e de cada unidade;

  • a discriminação das frações ideais de terreno correspondentes a cada unidade;

  • a minuta da futura convenção de condomínio, com a declaração sobre o número de veículos que a garagem comporta;

  • as certidões negativas de impostos federais, estaduais e municipais, de protesto de títulos de ações cíveis e criminais e de ônus reais;

  • a certidão do instrumento de mandato outorgado pelo proprietário do terreno ou promitente equivalente ao incorporador para exercer os poderes inerentes à incorporação e alienação das unidades.

O que deve avaliado antes do registro?

Para evitar incômodos e recusas no registro da incorporação imobiliária, é fundamental que os responsáveis analisem diversos detalhes da obra.

Será preciso avaliar a viabilidade da obra e qual o capital necessário para que a construção seja iniciada. Além disso, é preciso providenciar o estudo do solo e assegurar que as unidades imobiliárias serão seguras para os compradores.

Faça um estudo completo sobre o projeto e certifique-se de que a planta condiz com a área do terreno, inclusive com as exigências de recuo e outros detalhes previstos em lei.

Outro detalhe imprescindível é ter à disposição a matrícula atualizada do terreno, que será exigida para que o projeto seja aprovado na prefeitura da cidade.

Como organizar custos e despesas?

Os gastos de uma incorporação imobiliária abrangem diversos fatores, que devem ser organizados para evitar que o planejamento se transforme em prejuízos.

Devem ser analisados os gastos de aquisição de terreno e despesas de legalização, incluindo as taxas tributárias exigidas para esse tipo de atividade.

É necessário, também, calcular o gasto da construção, o valor de venda e outras despesas do empreendimento, como taxas de gestão, comissões e marketing.

Por ser uma das atividades mais complexas do setor imobiliário, o ideal é que você contrate os serviços de um contador para sua organização.

Além de facilitar a visualização dos custos e deixar claro o valor do capital necessário para a construção, uma consultoria profissional permite que você tenha o controle da empresa e consiga focar nas suas atividades do negócio.

Outra vantagem da contratação de um contador especializado na área imobiliária é que a projeção de lucros e custos fica mais clara e é possível planejar seu orçamento.

Agora que você já sabe como funciona uma incorporação imobiliária e entende a importância de um contador nessa atividade, aproveite para assinar nossa newsletter e ficar ainda mais por dentro do tema!

Sobre Contática Contabilidade

A Contática está preparada pra lhe atender. Fazemos questão que toda tributação seja conhecida e seja amplamente debatida, não temos limite de consultoria, reuniões e planejamentos tributários, são ferramentas essenciais. São por estes e outros motivos que a Contática é a primeira e única empresa contábil do Estado de Mato Grosso a possuir a certificação ISO 9001. Nossos clientes são assegurados com garantia de qualidade e satisfação. Colocamos à disposição de nossos clientes toda experiência e nosso “know-how” de 20 anos de mercado. Hoje somos sócios da RNC – Rede Nacional de Contabilidade, temos a satisfação de compartilhar conhecimento nos 23 Estados da Federação, é com orgulho que atendemos juntos a mais de 5.000 clientes em todo o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *