O que é o planejamento de fluxo de caixa?

Tempo de leitura: 3 minutos

Controlar a entrada e a saída dos valores financeiros de uma empresa é uma tarefa complicada de ser realizada. Mas ainda bem que existem instrumentos para auxiliar os profissionais que trabalham nesta área, como o planejamento de fluxo de caixa.

Por meio deste planejamento, é possível controlar os valores que entram e saem do sistema financeiro do seu empreendimento, o que vai lhe proporcionar o conhecimento da verdadeira situação do caixa. Saber os detalhes das entradas e das saídas dos montantes em dinheiro é fundamental para o desenvolvimento do seu negócio.

Quer aprender um pouco mais sobre o planejamento de fluxo de caixa? Não perca a oportunidade de ler o conteúdo abaixo.


Qual é o conceito de fluxo de caixa?

Fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão financeira muito utilizada pelos gestores e administradores de empresas. O principal objetivo na sua utilização é verificar os valores das entradas e das saídas do caixa de um empreendimento.

Deste modo, é indispensável para o planejamento financeiro, sendo um importante instrumento na tomada de decisões dos empreendedores.


Como fazer o planejamento de fluxo de caixa?

Fazer o planejamento do fluxo de caixa de uma empresa é um trabalho interessante e que exige muita atenção. Por isso, é necessário que os profissionais sejam qualificados e bastante comprometidos. Existe a possibilidade de encontrar uma empresa especializada em serviços contábeis, o que será uma garantia do seu sucesso. 

Para que você compreenda melhor o assunto, vamos citar aqui alguns passos muito importantes a serem observados:

  • Faça uma descrição detalhada das suas despesas com cargas tributárias, compras de insumos, pagamentos de funcionários e quantias recebidas;
  • Lance todos esses valores em uma planilha do software de gestão da sua empresa ou do Excel;
  • Atualize os dados diariamente ou mensalmente, de acordo com a sua demanda.

Estas são algumas dicas de como é realizado um planejamento do fluxo de caixa.


Quais são suas aplicações?

Com a utilização do planejamento de fluxo de caixa, você terá certeza das possibilidades de ampliação dos lucros, bem como da necessidade de redução de custos com as despesas que não são consideradas fundamentais para o crescimento do seu negócio.

Diante disto, poderá planejar futuras aplicações e investimentos que atualmente são essenciais para se manter no mercado.


Quais são as funções?

Algumas funções são atribuídas ao fluxo de caixa. São elas:

  • Controlar as movimentações financeiras;
  • Identificar as sobras e faltas no caixa;
  • Permitir o planejamento das ações futuras;
  • Acompanhar o desempenho financeiro.


Quais são as vantagens e os benefícios?

Fazer o planejamento de fluxo de caixa, como já foi dito anteriormente, é de grande importância, para pequenas, médias e grandes empresas. Esse instrumento de gestão proporciona inúmeras vantagens e benefícios, como:

  • Conhecer qual é o lucro real da empresa;
  • Realizar as compras necessárias com segurança;
  • Visualizar o fluxo financeiro geral da empresa;
  • Planejar as finanças a partir de uma base sólida;
  • Tomar as decisões adequadas para cada situação;
  • Saber onde está sendo colocado o dinheiro investido;
  • Evitar a falência do seu negócio.

Agora que você já sabe que o planejamento de fluxo de caixa é essencial para realizar o controle financeiro de uma empresa, você pode aplicar o uso dessa ferramenta em seu estabelecimento. Com isso, vai evitar futuros problemas com dívidas inesperadas, e garantir o sucesso do seu negócio. Sem dúvidas, esse instrumento vai te ajudar a proteger o capital investido seja qual for o ramo da sua empresa.

Gostou das informações citadas em nosso artigo sobre fluxo de caixa? Conta pra gente nos comentários.

Sobre Contática Contabilidade

A Contática está preparada pra lhe atender. Fazemos questão que toda tributação seja conhecida e seja amplamente debatida, não temos limite de consultoria, reuniões e planejamentos tributários, são ferramentas essenciais. São por estes e outros motivos que a Contática é a primeira e única empresa contábil do Estado de Mato Grosso a possuir a certificação ISO 9001. Nossos clientes são assegurados com garantia de qualidade e satisfação. Colocamos à disposição de nossos clientes toda experiência e nosso “know-how” de 20 anos de mercado. Hoje somos sócios da RNC – Rede Nacional de Contabilidade, temos a satisfação de compartilhar conhecimento nos 23 Estados da Federação, é com orgulho que atendemos juntos a mais de 5.000 clientes em todo o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *