O que fazer agora que emissor de nota fiscal gratuito da NF-e acabou?

Tempo de leitura: 3 minutos

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um dos projetos do Sistema Público de Escrituração Digital, e sua implantação trouxe mudanças no cotidiano de muitas empresas.

Empreendimentos menores, que não utilizavam softwares de automação comercial, não tinham a necessidade de adquiri-los, pois foi disponibilizado pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (SEFAZ-SP) um emissor de nota fiscal gratuito, que permite gerar, validar e transmitir as notas fiscais eletrônicas.

Porém, a partir do próximo ano, a SEFAZ não vai mais disponibilizar o sistema. Por este motivo, reunimos algumas informações sobre o assunto neste post. Confira!


Quando o emissor gratuito vai deixar de funcionar?

A partir de janeiro do próximo ano (2017), os aplicativos disponibilizados gratuitamente para a emissão de NF-e e Conhecimento de Transporte Eletrônicos (CT-e) não serão mais continuados.

Segundo informado no site da SEFAZ-SP, um dos motivos seria devido à percepção de que a maioria das empresas que emite o documento fiscal ter adquirido sistemas próprios para a emissão dos documentos fiscais.


O que posso fazer para substituir o emissor de nota fiscal gratuito?

É necessário que os gestores comecem a procurar alternativas que substituam o emissor de NF-e. Deixar para última hora pode comprometer a rotina da empresa, já que existe a possibilidade do surgimento de imprevistos que impossibilitem a emissão das NF-e’s.

Além de escolher o software, é relevante verificar a validade do certificado digital, que é importante porque assegura a validade jurídica do documento.

É oportuno adquirir um sistema operacional que esteja alinhado às demandas da empresa. Para isso, é preciso pesquisar com antecedência para que a empresa tenha mais tempo para analisar quais são as ofertas que possibilitam uma melhor relação custo-benefício para o empreendimento.


Como deixar o negócio mais organizado?

Perceba que a atual conjuntura permite que você verifique se a aquisição de um software de gestão mais completo é uma boa alternativa.

Muitos deles, além de possibilitarem a emissão de documentos fiscais, ainda permitem que se realize o controle de estoque, o acompanhamento gerencial do seu negócio, a emissão de relatórios de vendas e compras, o controle do fluxo de caixa, e ajuda a preparar a empresa para futuras obrigações, como a transmissão de arquivos SPED.

A depender do programa adquirido — e da forma como for utilizado —, ele poderá contribuir com informações que vão auxiliar na formação dos preços de vendas, dar uma noção melhor dos encargos tributários, aprimorar e dar mais segurança às rotinas operacionais, dentre outros benefícios.

As empresas comerciais que utilizam o emissor de nota fiscal gratuito não devem deixar para última hora a procura por um substituto do validador de NF-e e CT-e, visto que atividades relacionadas à circulação de mercadorias precisam ser acompanhadas de notas fiscais — e estar impedido de emiti-las pode resultar em perdas de oportunidade de negócios, repercutindo negativamente no lucro de seu empreendimento.

Além disso, a mudança pode gerar impacto no cumprimento dos prazos, decorrente de certas burocracias que devem ser atendidas.

Então, verifique o quanto antes quais são as melhores alternativas, não perdendo de vista o médio e o longo prazo, pois a decisão que você tomar agora pode economizar tempo e esforços de ter que adquirir futuramente outro sistema operacional.

Quer saber sobre como tornar sua empresa mais competitiva? Então confira este artigo e fique por dentro do assunto!

Sobre Contática Contabilidade

A Contática está preparada pra lhe atender. Fazemos questão que toda tributação seja conhecida e seja amplamente debatida, não temos limite de consultoria, reuniões e planejamentos tributários, são ferramentas essenciais. São por estes e outros motivos que a Contática é a primeira e única empresa contábil do Estado de Mato Grosso a possuir a certificação ISO 9001. Nossos clientes são assegurados com garantia de qualidade e satisfação. Colocamos à disposição de nossos clientes toda experiência e nosso “know-how” de 20 anos de mercado. Hoje somos sócios da RNC – Rede Nacional de Contabilidade, temos a satisfação de compartilhar conhecimento nos 23 Estados da Federação, é com orgulho que atendemos juntos a mais de 5.000 clientes em todo o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *