O que você precisa saber sobre a DRE (Demonstração do Resultado do Exercício)?

Tempo de leitura: 4 minutos

O Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE) é um documento que contém cálculos contábeis referentes às despesas de determinado período. Nele, são apuradas as informações referentes a receitas, custos e resultados, sendo que essas informações são discriminadas segundo o princípio contábil.

Para fins legais, esses dados são analisados anualmente, enquanto para a finalidade administrativa, são avaliados todos os meses — e para a parte fiscal, essa análise é realizada trimestralmente.

Devido à necessidade do conhecimento de alguns aspectos do DRE por parte dos gestores, desenvolvemos este post com informações sobre o assunto. Confira!


Como fazer o DRE na sua empresa?

Para fazer um DRE é necessário realizar diversos cálculos utilizando os valores extraídos dos resultados das atividades da empresa. Vale lembrar que tudo deve ser feito de acordo com a legislação vigente, para evitar problemas futuros.

A princípio, subtrai-se do valor bruto obtido de eventuais descontos, impostos, produtos devolvidos e trocas. Do resultado dessa operação, deve ser feita a dedução dos custos dos produtos vendidos.

Depois disso, devem ser descontadas todas as demais despesas da empresa, para, em seguida, fazer a apuração dos resultados e descobrir se houve lucro líquido no período. Veja os detalhes logo abaixo:


Qual é a estrutura de um DRE?

Um DRE, basicamente é composto dos seguintes dados:

Receita operacional bruta menos deduções das vendas, gerando o resultado, que é igual a sua receita líquida. Subtraindo-se o custo dos produtos vendidos, das mercadorias ou dos serviços prestados, obtém-se o valor da receita bruta. Deste, por sua vez, são deduzidas as despesas com vendas, administração e outras.

Por conseguinte, somam-se outras receitas e subtraem-se as demais despesas financeiras. Do valor final, deve ser subtraída a quantia cobrada na incidência do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. E enfim, o resultado líquido do exercício terá sido encontrado.


Qual é a importância do DRE?

Realizar os cálculos do Demonstrativo do Resultado do Exercício é de extrema importância para as empresas — além de ser obrigatório segundo a Lei 6.404/76. Todo empresário deve solicitar que seus empregados apresentem os valores finais do DRE, pois, dessa forma, é possível avaliar os lucros e os resultados alcançados.


Quais são os modelos de DRE?

Vários modelos de DRE aparecem na internet, então procure uma das planilhas que mais se adapte às suas necessidades e faça o download dela. Você pode utilizá-la para ter noção de como tudo isso funciona na prática.


Como fazer a análise do DRE?

Como todo demonstrativo, o DRE é muito útil para te ajudar a fazer o seu planejamento tributário. Alguns itens importantes devem ser avaliados, e dentre eles estão a variação de receitas, as despesas diretas e a margem de contribuição, de lucro ou de prejuízo. Sempre que você avaliar o DRE, analise também outros fatores como impostos, regimes tributários e custos.


Como controlar os investimentos da empresa e otimizar os custos?

Uma dica muito interessante e que pode auxiliar os empresários é controlar todo e qualquer investimento da sua empresa. Nada deve ser adquirido sem antes acessar todas as informações financeiras necessárias.

Já na parte da otimização de custos, deve-se contratar um profissional da área contábil, que avalie com muita calma todos os valores pagos em impostos, tais como: ICMS, CSLL, IR, COFINS e PIS.

Para que a sua empresa se desenvolva, uma boa gestão é imprescindível. Utilize técnicas como as de controlar pendências e a organização de documentos. Grandes aliadas nessas questões são as empresas que prestam serviços fiscais e contábeis.

Os profissionais qualificados auxiliam os empreendedores na administração, na emissão de notas fiscais eletrônicas, fornecem dicas para melhorar processos financeiros e ainda ajudam a fazer cálculos de FGTS e outros tributos.

Portanto, é de extrema importância que os empreendedores façam os cálculos contábeis do DRE, visto que tal atitude mantém a organização financeira e auxilia no planejamento orçamentário das empresas. Dessa forma, também fica mais fácil saber exatamente onde investir. É importante considerar a contratação de uma empresa de serviços contábeis para esse processo.

Gostou das nossas dicas? Então confira este artigo e conheça algumas vantagens da terceirização contábil na sua empresa!

Sobre Contática Contabilidade

A Contática está preparada pra lhe atender. Fazemos questão que toda tributação seja conhecida e seja amplamente debatida, não temos limite de consultoria, reuniões e planejamentos tributários, são ferramentas essenciais. São por estes e outros motivos que a Contática é a primeira e única empresa contábil do Estado de Mato Grosso a possuir a certificação ISO 9001. Nossos clientes são assegurados com garantia de qualidade e satisfação. Colocamos à disposição de nossos clientes toda experiência e nosso “know-how” de 20 anos de mercado. Hoje somos sócios da RNC – Rede Nacional de Contabilidade, temos a satisfação de compartilhar conhecimento nos 23 Estados da Federação, é com orgulho que atendemos juntos a mais de 5.000 clientes em todo o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *