Os 5 principais erros cometidos por profissionais liberais

Tempo de leitura: 4 minutos

A maioria dos profissionais liberais passam por problemas semelhantes ao longo de suas carreiras como empreendedores.

Errar é algo completamente normal em qualquer ambiente de negócios, mas, para esses profissionais, os erros podem trazer consequências mais graves: podem significar a diferença entre ter um negócio saudável, ou ter que desistir do sonho de empreender.

Foi pensando nisso que separamos os 5 principais erros que mais afetam os profissionais liberais no Brasil.

1. Descaso com as finanças

Geralmente os profissionais independentes estão tão focados nas áreas em que atuam que não são capazes de se concentrar nas finanças do seu negócio.

Realmente, é bem mais fácil para um advogado, por exemplo, estar mais interessado por processos e um vendedor pelas estratégias de vendas, do que para as finanças da empresa.

O resultado desse desinteresse é claro. Falha no controle dos gastos, erro no cálculo de lucratividade, entre outras situações.

Sendo assim, é importante para o profissional liberal separar uma parte do dia para cuidar das finanças do seu negócio. O ideal é que cerca de 20% do expediente seja dedicado a essa tarefa.

2. Falta de planejamento financeiro

Outro grande problema para os profissionais liberais é com relação ao planejamento financeiro, sendo que muitos sequer sabem como fazê-lo. Em alguns casos é necessário a contratação de um serviço especializado para esse fim.

Para elevar as finanças do seu negócio a outro nível, é necessário gastar tempo e dedicação na construção de um plano eficaz.

Quando dizemos “eficaz”, não estamos pedindo para ser perfeito, mas que ele seja aperfeiçoado ao longo do tempo com alguma regularidade.

3. Falta de controle do fluxo de caixa

A deficiência no controle do fluxo de caixa de um negócio pode acarretar o seu fechamento.

Exatamente, quando não é possível controlar a entrada e saída de recursos, uma empresa corre sérios riscos de não ter dinheiro suficiente para suprir alguma necessidade extraordinária, que possa vir a ocorrer.

Nesses casos, é comum identificar o que chamamos de “efeito bola de neve”. A empresa fica sem recurso para honrar compromissos, e acaba se utilizando de outros meios como empréstimos, reservas para compra de mercadorias e execução de serviços, etc. Toda operação do seu negócio pode vir a sofrer, caso não tenha um controle eficaz.

O fluxo de caixa pode ser controlado em uma simples planilha, contendo uma coluna para registrar as entradas de recursos, uma para as saídas, outra para o histórico da despesa ou recebimento, e uma última para a data do fato. 

4. Misturar as finanças da empresa com as pessoais     

Quem não conhece esta cena: um menino ao retornar do colégio, esperando pelo pai em seu comércio para voltar com ele para casa. Com fome, a criança pede dinheiro ao pai para um lanche na venda ao lado do estabelecimento.

O pai, no anseio de livrar-se da insistência do filho, abre o caixa do comércio, retira determinado valor, e mesmo sem registrar nada, entrega para o menino. Consegue visualizar erro no caso descrito? Finanças pessoais se misturando com finanças da empresa!

Dependendo dos hábitos do comerciante, não só os lanches, como os passeios, as roupas, entre outras coisas, são pagas com recurso da empresa. Essa prática muito comum costuma causar um desequilíbrio enorme para as finanças de um negócio.

Seria impossível analisar as contas de uma empresa onde foram pagas despesas que não têm ligação alguma com a sua operação.

5. Não possuir uma rotina de gestão

Se você analisar o comércio em geral, vai perceber que a maioria das lojas têm uma rotina de gestão. Abrir o caixa, verificar os saldos das contas bancárias, alimentar o estoque, verificar as contas a pagar e a receber no dia, entre outras.

Lembre-se que, como um profissional autônomo ou liberal, você também é um “negócio”, e como tal, precisa ter uma rotina semelhante.

Crie listas diárias sobre todas as ações relacionadas à gestão do seu empreendimento que precisam ser tomadas naquele dia. Além disso, reserve cerca de 20% do seu expediente diário para cuidar da empresa.

Gostou desse artigo sobre os principais erros cometidos por profissionais liberais? Compartilhe com mais pessoas para que elas também tenham acesso à essas informações.

Sobre Contática Contabilidade

A Contática está preparada pra lhe atender. Fazemos questão que toda tributação seja conhecida e seja amplamente debatida, não temos limite de consultoria, reuniões e planejamentos tributários, são ferramentas essenciais. São por estes e outros motivos que a Contática é a primeira e única empresa contábil do Estado de Mato Grosso a possuir a certificação ISO 9001. Nossos clientes são assegurados com garantia de qualidade e satisfação. Colocamos à disposição de nossos clientes toda experiência e nosso “know-how” de 20 anos de mercado. Hoje somos sócios da RNC – Rede Nacional de Contabilidade, temos a satisfação de compartilhar conhecimento nos 23 Estados da Federação, é com orgulho que atendemos juntos a mais de 5.000 clientes em todo o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *