Por que a sua empresa precisa realizar a gestão de caixa?

Tempo de leitura: 3 minutos

A gestão de caixa, diferente do controle de fluxo desse elemento, que visa apenas o registro de entrada e saída de recursos, é um procedimento que tem como objetivo administrar o dinheiro que entra e saí em sua empresa.

A má gestão ou a simples inexistência desse tipo de procedimento pode prejudicar severamente a saúde financeira do seu negócio. Neste artigo, mostraremos a importância da gestão de caixa em uma empresa. Confira!

A diferença entre o fluxo e a gestão de caixa

Muitos empresários podem acabar confundindo os dois conceitos, mas o fluxo de caixa é uma operação que visa apenas o registro das entradas e saídas de recursos em uma empresa. Já a gestão de caixa é um processo mais dinâmico e aprofundado. Ele se vale do próprio controle de fluxo para analisar e tomar ações necessárias à manutenção dos valores do caixa da empresa, de modo que seja possível identificar as origens de recursos e, principalmente, encontrar pontos falhos que podem acarretar a falta de dinheiro em caixa.

Portanto, ele é um processo que visa assegurar a saúde financeira de uma empresa, uma vez que nenhum empreendimento consegue sobreviver por muito tempo se seus recursos não forem bem geridos, pois acaba ficando sem dinheiro para garantir seu funcionamento.

Diferenças entre entradas e saídas, receitas e despesas

Trata-se de elementos cruciais na gestão de caixa de uma empresa, porque são eles que fornecerão as informações para que esse processo seja executado com sucesso.

A entrada, basicamente, é constituída pelas compras realizadas por sua empresa que podem ser utilizadas para revenda ou prestação de serviço e, até mesmo, para uso no negócio. Quando ocorre esta última, estamos diante de uma despesa, ou seja, um gasto que não tem relação direta com sua atividade principal.

Quando mencionamos “saída”, significa que uma venda ou prestação de serviço foi realizada e, em contrapartida, a empresa auferiu uma receita, que é basicamente o pagamento que ela receberá na operação.

A gestão de caixa e sua influência nas finanças da empresa

Agora que você entendeu o que é gestão de caixa e, principalmente, os elementos que a compõem, vamos explicar por que ela é tão importante para manter a saúde financeira de um negócio em dia.

Atualmente, todo negócio precisa de dinheiro próprio para se manter funcionando, afinal, as saídas nunca serão garantidas e, mesmo que sua empresa tenha um número de vendas considerável, é necessário entender que, nem sempre, elas são pagas à vista e geram receita de imediato.

Portanto, nesses casos, com quais recursos serão pagos os custos dos produtos vendidos ou serviços prestados? Simples: os de seu caixa. Por isso é tão importante ter uma gestão de caixa eficiente. Ela protege sua empresa de possíveis períodos de caixa zerado e, principalmente, evita a obrigação de recorrer aos recursos financeiros externos, que, geralmente, são caros e podem arruinar as finanças do negócio.

Portanto, a gestão de caixa é um processo que contribuirá para o bom funcionamento de sua empresa, que dificilmente sofrerá com falta de recursos se esse processo for realizado da forma correta.

Gostou deste artigo? Que tal aprender mais sobre o assunto? Então, leia nosso post sobre o que é o planejamento de fluxo de caixa.

Sobre Contática Contabilidade

A Contática está preparada pra lhe atender. Fazemos questão que toda tributação seja conhecida e seja amplamente debatida, não temos limite de consultoria, reuniões e planejamentos tributários, são ferramentas essenciais. São por estes e outros motivos que a Contática é a primeira e única empresa contábil do Estado de Mato Grosso a possuir a certificação ISO 9001. Nossos clientes são assegurados com garantia de qualidade e satisfação. Colocamos à disposição de nossos clientes toda experiência e nosso “know-how” de 20 anos de mercado. Hoje somos sócios da RNC – Rede Nacional de Contabilidade, temos a satisfação de compartilhar conhecimento nos 23 Estados da Federação, é com orgulho que atendemos juntos a mais de 5.000 clientes em todo o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *