Por que contratar uma consultoria em planejamento tributário?

Tempo de leitura: 3 minutos

Fazer uma gestão eficiente não é simples! É preciso ficar atento a vários assuntos, preocupar-se com diversos detalhes e conhecer a fundo a realidade financeira da empresa. Por ser assim, contratar uma consultoria em planejamento tributário com certeza fará diferença.

Com o auxílio de profissionais especializados, você poderá planejar ações estratégicas que reduzirão de forma lícita o impacto da carga tributária sobre as suas atividades.

Porém, antes de começar, é importante que você entenda bem o que é planejamento tributário e em que ele pode contribuir dentro da sua empresa. Confira:

O que é planejamento tributário?

Pensar em planejamento tributário é pensar em um conjunto de normas que, aliadas a procedimentos corretos e práticas inteligentes, contribuem para que a sua empresa consiga pagar menos impostos.

É importante ressaltar que essa não é uma prática de evasão fiscal, mas sim de elisão fiscal. Isso significa que você não vai sonegar impostos, pelo contrário. Vai estudar, em conjunto com um profissional, maneiras legais de reduzir o valor dos impostos que paga.

Por que ter um planejamento tributário é importante?

Os benefícios que o planejamento tributário traz para a sua empresa são inúmeros. Veja alguns:

Escolher o melhor regime tributário

No Brasil, as empresas podem ser optantes do Simples Nacional, do Lucro Real ou do Lucro Presumido. Existe, também, a opção pelo Microempreendedor Individual.

Ocorre, no entanto, que é preciso analisar com calma o melhor regime tributário para o seu caso, porque nem sempre o mais simples trará mais benefícios. Vários fatores precisam ser analisados antes da decisão, então contar com um profissional faz toda a diferença.

Lembre-se: após a escolha, você só poderá mudar no outro exercício financeiro, o que significa que terá muito tempo de prejuízo caso faça a opção errada.

Pagar os impostos corretamente

O sistema tributário brasileiro é complexo e é normal que as pessoas sintam dificuldades de interpretar a lei e aplicar o que ela dispõe.

Então, para evitar pagamentos de tributos indevidos ou mesmo recolhimentos em valores maiores ou menores, é importante ter uma assessoria constante.

Até porque a legislação muda com frequência e está cheia de brechas e isenções. Com isso, é preciso acompanhar as atualizações e as decisões dos tribunais para não correr o risco de responder processos por sonegação fiscal.

Evitar a incidência do imposto

Ao conhecer profundamente a realidade da sua empresa, as despesas, os lucros e as atividades que ela realiza, a consultoria tributária poderá pensar em ações que evitem a incidência do imposto, ou seja, que não permitam que o fato gerador do tributo seja praticado.

Um exemplo é substituir o pró-labore por distribuição anual de lucros. Essa medida afasta a incidência do Imposto de Renda tanto na fonte quanto na declaração, logo, você vai economizar de forma lícita.

Adiar o pagamento de um tributo

É possível adiar o vencimento de algum tributo por meio dos regimes de caixa e de competência. Para isso, é preciso agir da forma correta e ficar atento aos prazos, então, nada melhor que o apoio de um profissional qualificado e especializado.

São várias as vantagens que uma consultoria em planejamento tributário oferece para uma empresa, afinal, todo mundo quer economizar sem infringir a lei, não é mesmo?

Então não perca tempo, entre em contato com a Contática e comece a pensar nas suas ações! 

Sobre Contática Contabilidade

A Contática está preparada pra lhe atender. Fazemos questão que toda tributação seja conhecida e seja amplamente debatida, não temos limite de consultoria, reuniões e planejamentos tributários, são ferramentas essenciais. São por estes e outros motivos que a Contática é a primeira e única empresa contábil do Estado de Mato Grosso a possuir a certificação ISO 9001. Nossos clientes são assegurados com garantia de qualidade e satisfação. Colocamos à disposição de nossos clientes toda experiência e nosso “know-how” de 20 anos de mercado. Hoje somos sócios da RNC – Rede Nacional de Contabilidade, temos a satisfação de compartilhar conhecimento nos 23 Estados da Federação, é com orgulho que atendemos juntos a mais de 5.000 clientes em todo o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *