Quais são os benefícios de uma conta bancária para pessoa jurídica?

Tempo de leitura: 4 minutos

Se você, como pessoa física, tem compromissos financeiros pessoais que envolvem o recebimento de crédito e os gastos com contas fixas da casa e de lazer, a empresa, como pessoa jurídica, também tem obrigações específicas com que se preocupar: o pagamento de impostos, o salário dos empregados e os gastos com fornecedores são apenas alguns deles.

Agora imagine misturar todas essas responsabilidades em uma só e manter o controle financeiro de cada uma sem fazer confusão. É praticamente impossível fazer isso sem que uma das duas partes saia prejudicada. Portanto, quem se divide entre uma pessoa física e uma pessoa jurídica, já sabe: as movimentações operacionais, financeiras e patrimoniais de uma nunca devem se misturar com a de outra.

E a maneira de fazer isso é separando as contas bancárias. Afinal, entidades diferentes têm vidas financeiras próprias e exigem um limite bem definido entre elas para evitar confusão e descontrole. E o empreendedor precisa estar disposto a separar o que é pessoal do que é do negócio.

A seguir, apresentamos dicas como abrir uma conta bancária específica para pessoa jurídica e as vantagens que esse tipo de conta apresenta. Confira!


Como abrir uma conta bancária desse tipo?

A conta corrente da pessoa jurídica é destinada a empresas de pequeno, médio e de grande porte, e só pode ser movimentada pelo representante legal da empresa.

Para abri-la, esse representante não precisa ter conta de pessoa física na instituição financeira escolhida. Só precisa providenciar a entrega de uma extensa documentação, que vai muito além das cópias básicas exigidas para a abertura de uma conta corrente de pessoa física: engloba desde dados pessoais dos proprietários e sócios, como CPF, RG e Declaração de Imposto de Renda, até dados da empresa, como CNPJ, número da inscrição estadual, contrato social e balanço patrimonial e balancete.

A listagem completa varia conforme o banco.


O que precisa ser considerado?

Para abrir uma conta bancária de pessoa jurídica, o empresário deve analisar bem o mercado bancário e as opções que se apresentam: taxas, tarifas, serviços oferecidos, produtos financeiros disponíveis, etc.

Os pacotes e os valores variam bastante entre as instituições financeiras (inclusive entre as privadas e as públicas), e podem chegar a até 600% de diferença.


Por que abrir uma conta de pessoa jurídica?

Embora cheia de burocracias e, muitas vezes, com valores mais altos que as de pessoa física, as contas bancárias voltadas exclusivamente para pessoa jurídica são essenciais para manter uma vida financeira tranquila para a empresa.

Veja 2 motivos:


Auxilia na organização financeira da empresa e do próprio dono

Lucros e despesas da empresa são da empresa, e a entrada e a saída de dinheiro que envolvem a vida pessoal dos sócios são de responsabilidade dos sócios. Fazer essa divisão para evitar que as duas coisas se confundam é essencial, e a abertura de uma conta jurídica facilita esse controle.

Assim, o empresário estará organizado quanto às finanças da própria empresa que administra: sabe de onde tirou o valor para o pagamento de salários, de impostos e de gastos fixos, e o montante que está sendo acumulado com os lucros do negócio.


Há serviços mais amplos e negociações mais vantajosas com os bancos

As contas bancárias específicas para pessoas jurídicas podem até apresentar valores um pouco mais altos do que as de pessoas físicas, mas compensam em relação aos serviços mais amplos, às concessões de crédito mais vantajosas, às taxas de juros mais baixas e ao acesso a produtos financeiros específicos.

Entretanto, para garantir o melhor custo-benefício e o produto mais adequado para o perfil da sua empresa, é preciso tempo para pesquisar, já que os serviços e os valores médios variam conforme cada pacote e cada instituição financeira.

Ao abrir uma conta bancária específica para pessoa jurídica, o empresário conseguirá controlar e acompanhar de perto tudo o que acontece com a vida financeira da sua empresa. Isso reflete também no planejamento e no direcionamento da empresa, ajudando-a a prospectar o futuro e crescer ainda mais.

Gostou do artigo? Então saiba também como priorizar as despesas do seu negócio em tempos de crise.

Sobre Contática Contabilidade

A Contática está preparada pra lhe atender. Fazemos questão que toda tributação seja conhecida e seja amplamente debatida, não temos limite de consultoria, reuniões e planejamentos tributários, são ferramentas essenciais. São por estes e outros motivos que a Contática é a primeira e única empresa contábil do Estado de Mato Grosso a possuir a certificação ISO 9001. Nossos clientes são assegurados com garantia de qualidade e satisfação. Colocamos à disposição de nossos clientes toda experiência e nosso “know-how” de 20 anos de mercado. Hoje somos sócios da RNC – Rede Nacional de Contabilidade, temos a satisfação de compartilhar conhecimento nos 23 Estados da Federação, é com orgulho que atendemos juntos a mais de 5.000 clientes em todo o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *