Quais são os principais gargalos e desafios do agronegócio?

Tempo de leitura: 4 minutos

Apesar da previsão da safra agrícola para este ano ser 13,9% maior em comparação ao que foi colhido em 2016, o Brasil ainda enfrenta inúmeros gargalos que impedem um maior crescimento no campo e, consequentemente, no abastecimento interno e externo. 

Sendo a principal atividade econômica do país, incluindo a pecuária de corte e leiteira, os produtores enfrentam desafios do agronegócio que estão longe de serem resolvidos em curto prazo.

Com isso, mesmo com a grande extensão territorial e clima propício para o desenvolvimento de várias culturas, os problemas pontuais acabam enfraquecendo o poder de concorrência frente a outros países, que estão cada vez mais competitivos e com qualidade tanto na produção quanto no escoamento. 

Para você ficar mais por dentro dos pontos que necessitam de melhorias no setor, elaboramos este post trazendo os gargalos e desafios do agronegócio no Brasil!

Problemas enfrentados pelos produtores rurais 

Em razão dos problemas no escoamento da produção por conta da má conservação em estradas, ferrovias e hidrovias, o País contabiliza perdas anuais na ordem de R$ 42,6 bilhões. Faltam meios para tirar o transporte da eterna dependência do meio rodoviário. 

Existem deficiências também para redimensionar com mais racionalidade o escoamento pelor portos do Norte e Nordeste, tendo em vista que muitos produtos viajam por mais de 2.000 Km em rodovias até chegarem a Santos (SP) ou Paranaguá (PR).

Com isso, a rentabilidade de muitos produtores acaba ficando limitada, impedindo maiores investimentos que poderiam gerar mais renda e emprego no campo em diversos estados brasileiros.

Outro limitador vem na forma de impostos dos mais variados possíveis, fazendo com que o custo da produção atinja índices estratosféricos. Nesse ponto, a experiência de um contador pode ajudar no planejamento das ações. 

Anualmente, a carga tributária consome bilhões dos produtores, impedindo a expansão de culturas já consolidadas, como o arroz, trigo, milho e soja.

Os produtores também reclamam da grande burocracia na obtenção de financiamentos para a compra de máquinas e até mesmo para ampliar os investimentos nas fazendas tanto por meio de programas do setor público quanto do privado.

Desafios do agronegócio

Mesmo com as deficiências, o cenário ainda é muito favorável ao Brasil. Isso porque o agronegócio cresce a cada ano. No entanto, é preciso mais empenho de todas as partes envolvidas no processo para fazer com que o país se mantenha na vanguarda do setor.

Um ponto primordial é a constante busca por capacitações profissionais pelos produtores rurais, melhorando as práticas desenvolvidas assim como a utilização de recursos tecnológicos como aliados dos diferentes tipos de cultura. 

Por meio de monitoramentos via satélite e até mesmo análises mais apuradas das plantas, é possível saber o tempo certo para o plantio e colheita, assim como as melhores medidas para combater com eficácia pragas, melhorando a qualidade dos produtos comercializados.

A conscientização ambiental também deve ser uma premissa, bem como o respeito as leis sanitárias, principalmente na criação de animais, de bovinos a suínos, passando por aves e equinos. 

A gestão administrativa das fazendas também deve ser uma prioridade, com setores específicos para cuidar da contabilidade e área financeira. Nesse caso, a terceirização pode ser uma boa alternativa

Afinal, uma gestão especializada é primordial não só para organizar todas as demandas como também para atrair novos clientes. Sem falar na segurança dos dados, já que haverá um maior planejamento contábil por meio da atuação do profissional da área.

Por parte do governo, é preciso que existam programas de incentivo e menos burocracia para liberar financiamentos. 

A concessão de créditos rurais poderia movimentar ainda mais a economia. É preciso ainda investir pesado na melhoria da infraestrutura voltada ao escoamento da produção, reduzindo custos que hoje impedem um devido crescimento por parte do setor agrícola.

Além disso, o governo federal poderia investir para melhorar a imagem do Brasil no exterior, fazendo com que mais países importem produtos agrícolas, o que passa, inevitavelmente, pelas boas práticas do plantio a colheita. 

Como as empresas tanto agrícolas quanto de outros setores influenciam positivamente no crescimento do Brasil, que tal continuar lendo assuntos interessantes sobre contabilidade? Assine a nossa newsletter e não perca os próximos artigos que sempre terão novidades para você!

Sobre Contática Contabilidade

A Contática está preparada pra lhe atender. Fazemos questão que toda tributação seja conhecida e seja amplamente debatida, não temos limite de consultoria, reuniões e planejamentos tributários, são ferramentas essenciais. São por estes e outros motivos que a Contática é a primeira e única empresa contábil do Estado de Mato Grosso a possuir a certificação ISO 9001. Nossos clientes são assegurados com garantia de qualidade e satisfação. Colocamos à disposição de nossos clientes toda experiência e nosso “know-how” de 20 anos de mercado. Hoje somos sócios da RNC – Rede Nacional de Contabilidade, temos a satisfação de compartilhar conhecimento nos 23 Estados da Federação, é com orgulho que atendemos juntos a mais de 5.000 clientes em todo o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *