7 dicas para reduzir custos na empresa hoje mesmo

Tempo de leitura: 3 minutos

Em tempos de crise econômica, o foco em reduzir custos na empresa é cada vez maior. A necessidade de diminuir despesas não é somente uma questão de expandir os lucros, mas também de superar a concorrência.

Por falta de planejamento, muitas organizações são obrigadas a demitir para não fecharem as portas. Infelizmente, essa situação ainda é bastante comum e prejudicial para a economia brasileira.

Se você quer melhorar a gestão do seu negócio, veja 7 dicas sobre como cortar gastos com eficiência. Confira:

1. Analise despesas com telefonia e internet

Sem dúvida, a comunicação é um fator muito importante no mundo corporativo. Dispor de ferramentas que possibilitem um contato mais rápido com o público interno e o externo é essencial para o bom andamento dos negócios.

Contudo, é preciso analisar se o número de linhas fixas e móveis e a velocidade da banda larga são os ideais para a empresa. Ao tomar essa medida, procure negociar com as operadoras de telefonia pacotes por um valor mais acessível. 

2. Adote o planejamento para administrar o estoque

É muito ruim para qualquer companhia ter um estoque cheio de mercadorias que não estão circulando. Além do desperdício de espaço, a empresa está perdendo dinheiro. Para evitar esse problema, podem ser tomadas as seguintes iniciativas:

  • fazer promoções dos produtos que estão com estoque excedente;
  • adquirir um software que permita ter dados sobre a quantidade e a variedade de mercadorias no estoque;
  • e adotar uma política de aquisição de produtos que evite o excesso de itens armazenados. 

3. Use a tecnologia para reduzir custos na empresa

Quando uma organização adquire um software de gestão de processos, há mais condições de monitorar os gastos. Isso porque tem dados sobre diversas atividades da empresa, o que permite identificar como os recursos financeiros estão sendo aplicados e acompanhar os resultados obtidos.

Com essas informações, a companhia pode adotar medidas não apenas para ser mais produtiva, mas também para cortar gastos com bastante eficiência.

4. Tenha cuidado ao contratar funcionários

Uma maneira de gerenciar as despesas com exatidão é verificar a necessidade de contratar empregados. Dependendo da demanda, é melhor fazer contar com um trabalhador temporário ou optar pela terceirização.

É muito ruim para uma empresa demitir um funcionário que tem menos de 1 ano de casa por necessidade de reduzir gastos. Se houvesse um bom planejamento, esse tipo de situação não aconteceria. 

5. Procure economizar com itens básicos

A consciência ambiental está em evidência no mundo corporativo. É interessante mostrar para os funcionários a necessidade de diminuir o consumo com papel e impressão. Pensando nisso, incentive o uso dos arquivos digitais e indique para os empregados quando é necessário imprimir documentos.

Também incentive os funcionários a não usar os copos descartáveis. O ideal é fornecer uma caneca para cada colaborador. Assim, a empresa diminui despesas e contribui para a preservação ambiental.

6. Esteja atento aos gastos com energia elétrica

Com uma boa comunicação interna, é possível diminuir a conta de energia elétrica. Para isso, informe aos colaboradores que é preciso adotar as seguintes ações:

  • desligar o computador depois do expediente;
  • apagar as luzes quando não tiver mais ninguém no local de trabalho;
  • não deixar os equipamentos em stand by, quando ficar ausente por um longo período;
  •  e deixar menos lâmpadas acessas no corredor.

7. Saiba usar o banco de horas

Quando uma empresa tem uma boa gestão da demanda, é interessante adotar o banco de horas para cortar gastos. A iniciativa faz com que os recursos financeiros não sejam usados para pagar horas extras. Além disso, possibilita que os empregados possam ter períodos maiores de descanso e mais qualidade de vida, o que contribui para melhorar o ambiente de trabalho.

Se você gostou das nossas dicas para reduzir custos na empresa, não perca tempo e compartilhe este post nas redes sociais. Com certeza, o conhecimento merece estar à disposição de todos!

Sobre Contática Contabilidade

A Contática está preparada pra lhe atender. Fazemos questão que toda tributação seja conhecida e seja amplamente debatida, não temos limite de consultoria, reuniões e planejamentos tributários, são ferramentas essenciais. São por estes e outros motivos que a Contática é a primeira e única empresa contábil do Estado de Mato Grosso a possuir a certificação ISO 9001. Nossos clientes são assegurados com garantia de qualidade e satisfação. Colocamos à disposição de nossos clientes toda experiência e nosso “know-how” de 20 anos de mercado. Hoje somos sócios da RNC – Rede Nacional de Contabilidade, temos a satisfação de compartilhar conhecimento nos 23 Estados da Federação, é com orgulho que atendemos juntos a mais de 5.000 clientes em todo o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *