Como analisar a viabilidade de produtos e preços com a matriz BCG

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O mercado consumidor sempre passa por grandes transformações. O que hoje é um sucesso e consumido por todos, em um curto intervalo de tempo, pode se tornar obsoleto e indesejado.

Em vista disso, o gestor de uma empresa precisa acompanhar as variações dessas tendências, sempre visando a melhoria de seus resultados. Dessa maneira, existem várias metodologias e técnicas para analisar e aprimorar o desempenho dos produtos.

Assim, a matriz BCG é uma ótima ferramenta de marketing a ser utilizada em um empreendimento. Mas você, nosso leitor, sabe o que ela é ou como ela funciona?

Pois então, neste post, você vai aprender um pouco mais sobre esse conceito e quais benefícios ela pode trazer para sua gestão. Confira a seguir!

O que é a matriz BCG?

Criada na década de 1970, a matriz BCG é uma metodologia que compara e faz análises sobre os produtos de um portfólio empresarial.

Em outras palavras, ela facilita a visualização e o entendimento sobre as mercadorias que geram mais retornos financeiros com menores investimentos em tempo e dinheiro.

Ela é dividida em dois eixos: taxa de crescimento e participação do produto no mercado. Cada um desses é composto por dois setores. Confira-os abaixo:

  • Vacas leiteiras: o sonho de todo empreendimento. Elas são caracterizadas pelos produtos que são um sucesso de vendas e trazem grandes retornos financeiros com pouco investimento. Lembre-se também que essas mercadorias já estão consolidadas no mercado e têm boa reputação com os clientes.

  • Estrelas: produtos que geram bons lucros, mas exigem investimentos altos e que podem onerar o orçamento de uma empresa.

  • Pontos de interrogação: mercadorias recém-lançadas e que são consideradas apostas comerciais. Ao posicionar um produto nesse quadrante, uma empresa ainda não sabe o quão rentável e eficiente ele será.

  • Abacaxis: representam o fim do ciclo de um produto, em que suas vendas já não demonstram bons resultados. Eles necessitam de uma análise de viabilidade e um plano de recuperação na maioria dos casos.

Quais são as vantagens da metodologia?

Independentemente de sua área de atuação, os lucros e os resultados positivos são os objetivos a serem alcançados, não é mesmo?

Com a utilização da matriz BCG é possível entender a posição e a relevância que seus produtos têm no mercado. Assim, você pode criar estratégias mais eficientes para otimizar seus indicadores e dar continuidade em práticas que estão apresentado bons números.

Além disso, ela permite a criação de uma estratégia focada em investimentos a longo prazo e que aumentam a rentabilidade dos processos.

E as desvantagens?

Como dito anteriormente, a matriz BCG é uma ótima metodologia de marketing. Entretanto, ela não deve ser a única ferramenta a ser utilizada.

Como a alta participação no mercado sozinha não determina o sucesso de um empreendimento, outros indicadores de desempenho também devem ser levados em consideração. As ofertas de uma empresa devem atender todas às necessidades de seus consumidores.

Além disso, devido à imprevisibilidade do mercado, um abacaxi ainda pode render mais lucros do que uma vaca leiteira em determinadas situações. Por isso, você deve estar preparado para equilibrar todos esses fatores em suas análises e decisões.

As atitudes que um gestor empresarial toma são fundamentais para o desempenho do negócio. Dessa maneira, esse profissional precisa oferecer produtos de qualidade e que satisfaçam os clientes.

Por mais que o mercado apresente alguns obstáculos, é possível aproveitar as oportunidades de crescimento quando ferramentas adequadas são utilizadas.

A matriz BCG é fundamental para a análise da performance de suas mercadorias, sempre visando a otimização dos investimentos e o aumento das vendas.

E então, o que você achou do nosso conteúdo? Como a matriz BCG pode melhorar sua gestão? Conta para a gente no espaço abaixo!

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