Contabilidade estratégica: saiba como incluir na gestão de empresas

Tempo de leitura: 4 minutos

Ao identificar os problemas estratégicos de um empreendimento, é preciso planejar a ação apropriada de incentivo para resolvê-los. Esse entendimento dos resultados e do seu papel na administração torna mais fácil a implantação da contabilidade estratégica na sua empresa.

Informações e planejamentos prévios podem ser muito benéficos, pois compreender os elementos contábeis do negócio pode auxiliar nas tomadas de decisões para aumentar a lucratividade e tornar a empresa mais competitiva.

Se você quer saber a importância da contabilidade estratégica e como inseri-la no gerenciamento do seu empreendimento, não deixe de ler este post!

O que é contabilidade estratégica?

A contabilidade é essencial para o progresso das atividades empresariais, pois ela reúne, registra e examina informações financeiras e patrimoniais.

Esses dados concedem uma visão minuciosa das transações e servem como base para que a empresa faça a projeção de desenvolvimento do negócio. Mas para que isso ocorra, é preciso investir em novas estratégias que possibilite a otimização da gestão, e é nesse momento que nasce a contabilidade estratégica.

Como incluir a contabilidade na estratégia da empresa?

Estratégia de custos

A diminuição dos custos unida à eficácia na produção, ajuda a aperfeiçoar os recursos disponíveis, o que é primordial para que um empreendimento possa continuar competitivo.

A estratégia de custos tem como objetivo identificar de forma segura todas as despesas e categorizá-las, estipulando metas que serão capazes de melhorar o gerenciamento dos recursos, estimativa de gastos, entre outros.

Ela concede um controle melhor sobre o que está sendo usado para criação de receitas e para diminuir o desperdício. Dessa forma, é possível estipular o limite de contribuição a ser gerada pelo empreendimento e a elaboração de planos de custos, considerando diversos fatores, como câmbio, impostos etc.

Para isso, é preciso usar as informações fornecidas nos relatórios contábeis de gastos, assim, as metas serão delineadas e respaldadas em dados concretos.

Estratégia de gestão de pessoas

É importante para que as empresas consigam alcançar os seus objetivos. Mas, para isso, é primordial envolver todos os colaboradores, permitindo a contribuição e a participação efetiva nas estratégias. Ela também possibilita realizar planejamentos de contratação, gastos e encargos, dentre outros.

Entre as principais vantagens de uma estratégia de gestão de pessoas, estão: conservar talentos por intermédio de incentivos, aproximação da liderança e liderados etc.

Estratégia de preço

Pelo fato de vários itens influenciarem na composição dos preços, a estratégia de preço é de autonomia parcial dos gestores. São as modificações que acontecem no mercado que interferem no preço, levando às empresas a adaptarem suas estruturas de custos ao que o ambiente externo exige.

Além do mais, os negócios encaram uma concorrência mundial de empresas que têm os melhores equipamentos tecnológicos, isenções fiscais, produção descentralizada etc.

O consumidor é instigado no momento das compras por uma série de fatores, como os melhores preços, publicidades, qualidade e disponibilidade de produtos.

A precificação correta dos produtos é essencial para um melhor resultado econômico para a empresa, e isso depende de um processo de decisão que permita trabalhar os preços de diversas formas. Por isso, estabelecer uma estratégia de preços corretas é fundamental.

Estratégia de fluxo de caixa

Ajuda na administração de prazos para recebimentos e pagamentos, cobranças, decisões relacionadas a empréstimos, escolha de sistemas que simplifique o controle de informações geradas, definindo a melhor maneira de realizar a gestão.

Sua função consiste no bom andamento do fluxo de caixa, pois quando a situação econômica não está muito boa, o fluxo de caixa pode ser comprometido, impactando diretamente nos resultados do empreendimento, prejudicando seu poder de competição no mercado.

Utilizando uma boa contabilidade estratégica, é possível que você perceba a necessidade de realizar algumas mudanças na sua empresa e, assim, torná-la mais competitiva e, consequentemente, destaque no ambiente comercial.

Agora que você entende a importância da contabilidade estratégica, assine a nossa newsletter e receba todas as nossas atualizações!

Sobre Contática Contabilidade

A Contática está preparada pra lhe atender. Fazemos questão que toda tributação seja conhecida e seja amplamente debatida, não temos limite de consultoria, reuniões e planejamentos tributários, são ferramentas essenciais. São por estes e outros motivos que a Contática é a primeira e única empresa contábil do Estado de Mato Grosso a possuir a certificação ISO 9001. Nossos clientes são assegurados com garantia de qualidade e satisfação. Colocamos à disposição de nossos clientes toda experiência e nosso “know-how” de 20 anos de mercado. Hoje somos sócios da RNC – Rede Nacional de Contabilidade, temos a satisfação de compartilhar conhecimento nos 23 Estados da Federação, é com orgulho que atendemos juntos a mais de 5.000 clientes em todo o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *