Os 5 erros contábeis mais comuns cometidos nas empresas

Tempo de leitura: 4 minutos

Atualmente, cada vez mais os empreendedores estão procurando formas de gerir seus negócios, para assim alavancarem seus resultados.

No entanto, ainda existe empresários que consideram a contabilidade uma mera obrigatoriedade, deixando de lado as diversas informações que ela pode disponibilizar no auxílio da gestão dos negócios.

No post de hoje, vamos lhe mostrar alguns erros contábeis que podem prejudicar a saúde financeira da sua empresa.

Continue lendo!

Misturar as finanças pessoais com as da empresa

Muitas vezes ao iniciar um novo empreendimento, os empresários pecam ao gerir suas finanças.

Em um primeiro momento, pode não parecer um erro grave, mas com o passar do tempo os resultados da empresa podem ser afetados diretamente, causando assim a fala de controle sobre as finanças.

Saber diferenciar as despesas pessoais com as despesas da empresa é primordial para o bom andamento da organização.

Esquecer a agenda de pagamentos

Ser o responsável pelos pagamentos de uma empresa requer cautela e exatidão, muitas vezes pelo grande fluxo de transações os empreendedores acabam se perdendo diante de tantas datas.

Isso, além de prejudicar a imagem da empresa frente a fornecedores, afeta diretamente a lucratividade do empreendimento, pois o atraso nos pagamentos gera juros e multas.

Outros erros contábeis que podem causar grandes problemas são relacionados aos tributos, esses podem ser tanto fiscais como trabalhistas. Perder as datas das declarações ou os pagamentos dos impostos pode trazer muita dor de cabeça junto ao fisco e ministério do trabalho.

Por isso, é importante que você esteja afiado com as datas, uma boa opção de suporte para sua empresa é utilizar de um software de gestão, ele quando manuseado de forma correta, podem emitir relatórios e alertas que farão com que você não perca as datas importantes.

Ignorar pequenas transações

Muitas vezes por inexperiência, os empresários acabam deixando de lado pequenas transações, ou até mesmo por falta de conhecimento registram elas fora da competência contábil.

Isso pode parecer que não afeta as decisões da empresa, mas quando bem analisadas você perceberá que sem o registro de um documento sua contabilidade está sendo realizada de forma errada.

Vale lembrar, que o contador apenas registra as informações que chegam até ele, de nada adianta ter uma equipe contábil capacitada se as informações da empresa não são repassadas até eles.

O registro contábil deve obedecer aos princípios da contabilidade e, o da competência é um deles, ou seja, as transações devem ser registradas no momento que elas realmente ocorrem e, não pelo seu recebimento ou pagamento.

Tomar como hábito a escrituração de todos os documentos, independente do seu valor, torna a contabilidade da empresa correta e exata, desta forma trazendo benefícios para os gestores, pois terão ferramentas gerenciais para a tomada de decisão.

Deixar os documentos desorganizados

As informações contábeis não são demonstradas de forma aleatória, tudo que é apresentado deve ser comprovado.

Desta forma, ter a documentação da empresa organizada é fundamental para o bom desempenho das funções.

Hoje, mais do que nunca, a tecnologia tem otimizado os processos contábeis, possibilitando que muitos arquivos sejam emitidos e armazenados digitalmente. No entanto, a forma com que você organiza seus arquivos digitais pode ajudar no caso de auditorias ou fiscalizações.

Ignorar a conciliação bancária

Muitos empreendedores não realizam a conciliação bancária no dia a dia da empresa, por não sabem exatamente para o que ela serve.

A conciliação bancária, nada mais é que uma conferência dos valores que a contabilidade apresenta com os saldos reais das contas de caixa e banco.

Essa rotina se faz necessária, devido ao fato de alguns registros não serem passados para a contabilidade. Realizando diariamente a conciliação, você terá um resultado realmente real da situação financeira da empresa.

A contabilidade anda juntamente com todas as outras funções da empresa, um empreendedor que deseja o sucesso do seu negócio deve estar consciente que todos os registros devem sim ser contabilizados.

Agora, que você sabe quais erros contábeis evitar, curta nossa página no facebook!

Sobre Contática Contabilidade

A Contática está preparada pra lhe atender. Fazemos questão que toda tributação seja conhecida e seja amplamente debatida, não temos limite de consultoria, reuniões e planejamentos tributários, são ferramentas essenciais. São por estes e outros motivos que a Contática é a primeira e única empresa contábil do Estado de Mato Grosso a possuir a certificação ISO 9001. Nossos clientes são assegurados com garantia de qualidade e satisfação. Colocamos à disposição de nossos clientes toda experiência e nosso “know-how” de 20 anos de mercado. Hoje somos sócios da RNC – Rede Nacional de Contabilidade, temos a satisfação de compartilhar conhecimento nos 23 Estados da Federação, é com orgulho que atendemos juntos a mais de 5.000 clientes em todo o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *