Saiba a importância da escrituração contábil para sua empresa

Tempo de leitura: 3 minutos

Muitos gestores não se dão conta, mas poderiam evitar uma série de problemas com o fisco caso dessem a devida importância à escrituração contábil.

Além de ser uma obrigação estabelecida em lei, a escrituração dos livros contábeis possibilita a utilização dos dados gerenciais como um diferencial de mercado, para estar preparado diante da concorrência.

Ficou interessado no conteúdo? Quer saber mais sobre esse assunto? Então, este artigo foi feito especialmente para você. Acompanhe!

Afinal, o que é escrituração contábil?

Por definição, a escrituração contábil representa o registro de todas as operações comerciais, fiscais e financeiras de uma entidade. Com a sua elaboração, é possível gerar e analisar demonstrações contábeis, como o balanço patrimonial, por exemplo.

A escrituração contábil deve ser devidamente registrada em livros contábeis, condicionados a legislações vigentes. Existem, também, os facultativos, exigidos por leis específicas, como a trabalhista e a comercial.

Mas,vamos focar nos 2 principais:

Livro Diário

Trata-se do livro obrigatório que registra todas as movimentações contábeis em uma empresa, caracterizado como a base de toda escrituração contábil. Nesse livro, é lançado tudo o que modifica a situação patrimonial de uma organização.

Livro Razão

O livro razão serve para controlar o saldo de todas as contas patrimoniais registradas no Livro Diário de maneira individual. Assim, esse livro trata de informar todos os registros em aberto, além das contas a pagar ou a receber.

Qual a sua importância para as empresas?

Muitas das vezes, nos deparamos com empreendedores questionando a real necessidade da escrituração contábil em sua empresa. Seria apenas uma obrigação legal e burocrática ou, de fato, a escrituração é importante para os negócios?

A escrituração contábil permite que você, empreendedor, tenha em mãos os registros de gastos, receitas e dos bens pertencentes ao empreendimento. O que isso significa? Simples: poder de tomada de decisão. No mundo corporativo, isso pode ser um diferencial.

Quais são as principais vantagens da escrituração contábil?

Ao estabelecer o procedimento de escrituração contábil, com certeza, a sua empresa será beneficiada com as mais diversas vantagens. Entre elas, as mais comuns são:

  • oferecer maior controle financeiro e econômico;

  • gerar maior segurança nas recuperações judiciais e administrativas;

  • evitar fraudes fiscais;

  • facilitar o acesso à linha de créditos;

  • auxiliar na tomada de decisão.

Vale a pena contar com uma assessoria para registrar a escrituração?

Se você pensar na série de benefícios que a manutenção, automação e padronização das informações da escrituração contábil pode trazer para a sua empresa, vale a pena procurar por uma assessoria.

Profissionais especializados vão evitar, por exemplo, que os riscos tributários prejudiquem as suas finanças, além de proporcionar um ganho de tempo e de qualidade, aumentando a eficiência da sua equipe de colaboradores.

Por fim, a escrituração contábil é uma técnica imprescindível a qualquer negócio, cabendo ao empreendedor, aos sócios ou aos representantes, adotá-la para garantir a melhor funcionalidade contábil de sua empresa. Além disso, ela contribui bastante para a melhoria contínua do fluxo de caixa de sua companhia.

Então, este conteúdo foi relevante para você? Deseja saber mais sobre o assunto? É fácil, basta entrar em contato com a nossa empresa.

Sobre Contática Contabilidade

A Contática está preparada pra lhe atender. Fazemos questão que toda tributação seja conhecida e seja amplamente debatida, não temos limite de consultoria, reuniões e planejamentos tributários, são ferramentas essenciais. São por estes e outros motivos que a Contática é a primeira e única empresa contábil do Estado de Mato Grosso a possuir a certificação ISO 9001. Nossos clientes são assegurados com garantia de qualidade e satisfação. Colocamos à disposição de nossos clientes toda experiência e nosso “know-how” de 20 anos de mercado. Hoje somos sócios da RNC – Rede Nacional de Contabilidade, temos a satisfação de compartilhar conhecimento nos 23 Estados da Federação, é com orgulho que atendemos juntos a mais de 5.000 clientes em todo o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *