Veja 4 vantagens da terceirização contábil na sua empresa

Tempo de leitura: 3 minutos

O excesso de tarefas burocráticas, as mudanças constantes na legislação e o alto custo de contratação de contadores próprios são fatores que atrapalham a gestão contábil de qualquer empresa — principalmente daquelas de pequeno e médio porte.

Para escapar dessa situação, vários empresários optam por contratar um serviço externo para cuidar de sua contabilidade. É a terceirização contábil, uma alternativa que agiliza e eleva a qualidade dos processos da empresa sem aumentar seus custos, melhorando não só o setor de contabilidade, mas também o negócio como um todo.

Mostraremos, neste artigo, essas e outras vantagens obtidas ao optar pela terceirização contábil, ensinando e orientando também como implementar essa prática na sua empresa. Confira!


O que é terceirização contábil?

Em meio a um mercado mais exigente e com aumento na fiscalização tributária, a contabilidade empresarial vem demandando um alto grau de especialização, se tornando cada vez mais cara e complexa.

Por isso, acabou ficando impossível para as empresas manter uma estrutura contábil à altura dessas necessidades, principalmente para pequenos e médios negócios.

Como solução, surge a terceirização contábil. Com ela, a empresa delega toda a gestão da sua contabilidade para um ou mais profissionais externos. Por ser um serviço terceirizado, esse tipo de profissional não possui vínculo empregatício, custando menos para a empresa.

Por ser especialista na atividade, uma consultoria contábil terceirizada consegue entregar um serviço de mais qualidade do que um contador interno.


Quais são as vantagens da terceirização contábil?


É mais eficiente

A contabilidade terceirizada é um serviço especializado, e por isso, atua de forma mais focada, trabalhando com mais intensidade e indo direto ao ponto.

Por ser movido pela entrega de resultados, o contador terceirizado se dedica mais para atender as demandas da empresa. Isso gera mais eficiência e rapidez nas suas análises e na resolução dos problemas.


Aumenta na produtividade geral

Terceirizando a contabilidade, as empresas podem voltar a focar mais na atividade principal do negócio em vez de se dedicar a rotinas secundárias que não tem relação direta com o que a empresa faz. Isso evita que a empresa perca tempo fazendo aquilo que ela não é especialista, elevando, assim, o nível da sua produtividade como um todo.


Custa menos

Ao optar pela terceirização contábil, a empresa consegue fazer uma economia considerável. Por não manter vínculo empregatício com os profissionais, o pagamento não é feito por meio de salários, mas por serviço.

Além disso, a empresa também não terá custos de estrutura física, treinamento, e, principalmente, encargos trabalhistas, gastando muito menos em relação à contratação de um contador como funcionário.


Traz conhecimentos atualizados

Contadores terceirizados possuem clientes de diversas áreas, acumulando experiência e uma riqueza de informações bem maior do que um contador interno da empresa. Por isso, esse tipo de profissional tende a estar sempre melhor atualizado com o que há de melhor em conhecimento de contabilidade, bem como sobre a legislação do setor — que está sempre em mudança.


Como analisar as empresas antes da contratação?

Para aproveitar todas essas vantagens, é preciso tomar alguns cuidados. Antes de contratar um serviço de terceirização contábil, deve-se analisar o histórico e a idoneidade do escritório escolhido, bem como seus registros no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e sua reputação no mercado.

Procure se informar também sobre a especialização dos seus profissionais e de como eles poderão prestar seus serviços e ajudar de forma significativa no seu negócio.

A terceirização contábil pode ser a saída para reduzir os custos e gerenciar os processos da sua empresa ao mesmo tempo. Se você ainda não terceiriza a sua contabilidade, considere desde já essa opção.

Agora que você já conhece algumas vantagens da terceirização contábil na sua empresa, assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos como este!

Sobre Contática Contabilidade

A Contática está preparada pra lhe atender. Fazemos questão que toda tributação seja conhecida e seja amplamente debatida, não temos limite de consultoria, reuniões e planejamentos tributários, são ferramentas essenciais. São por estes e outros motivos que a Contática é a primeira e única empresa contábil do Estado de Mato Grosso a possuir a certificação ISO 9001. Nossos clientes são assegurados com garantia de qualidade e satisfação. Colocamos à disposição de nossos clientes toda experiência e nosso “know-how” de 20 anos de mercado. Hoje somos sócios da RNC – Rede Nacional de Contabilidade, temos a satisfação de compartilhar conhecimento nos 23 Estados da Federação, é com orgulho que atendemos juntos a mais de 5.000 clientes em todo o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *