Veja como deve ser a estrutura funcional do departamento financeiro

Tempo de leitura: 3 minutos

Não restam dúvidas de que praticamente qualquer gestor corporativo sabe da capacidade que o mercado brasileiro possui para os negócios. Apesar disso, alcançar bons resultados e ganhar destaque é algo totalmente atrelado à qualidade dos produtos/serviços — em união com uma boa política de administração.

Nesse cenário, surgem temas extremamente relevantes para quem precisa tomar decisões e acompanhar mudanças: estratégias organizacionais para otimizar a gestão de custos, controle de impostos e demais questões financeiras.

E então? Quer aprender um pouco mais sobre como melhorar os resultados e alinhar a estrutura do departamento financeiro em sua empresa? Acompanhe o artigo que preparamos e tire suas dúvidas!

Estrutura do departamento financeiro

O departamento financeiro costuma ser um dos setores mais complexos da empresa. Prova disso é o fato de que ele é subdividido por áreas de controle. Para esclarecer melhor o tema, trouxemos um exemplo de como costuma funcionar a segregação na prática. Veja:

  • orçamentação: é responsável pelo planejamento e provisão do orçamento corporativo durante o ano-calendário;

  • tesouraria: administra e contabiliza os recursos de toda a empresa;

  • faturamento: reconhece receitas, dá baixa em pagamentos e gera relatórios de recursos que entram;

  • custos: realiza conciliação de estoque, classificação dos gastos e avaliação de operações;

  • gestão de impostos: área de controle que opera toda a prática tributária da empresa, desde a contabilização, pagamento e elaboração de declarações fiscais;

Integração das atividades

Apesar das divisões presentes na estrutura do departamento financeiro, é inviável imaginar que cada parte consegue trabalhar de forma isolada. O sucesso para essa atividade só ocorre quando existe comunicação em toda operação.

Outra questão relevante é que os controles contábeis financeiros precisam de uma formalização diferenciada, já que guardam informações importantes, como recibos, pagamentos e dados dos clientes. A falta de organização pode gerar diversos riscos internos e externos — como uma autuação fiscal, por exemplo.

Desafios da gestão funcional

Apesar das informações aqui apresentadas, aplicar tudo no dia a dia é uma tarefa totalmente desafiadora. Nos casos em que não existe uma estrutura de departamento financeiro já estabelecida é importante criar um padrão e fazer com que as atividades caminhem em conformidade com os objetivos da empresa.

A dica para superar esse desafio é elencar alguns pontos-chave, como o tamanho da organização, o volume de operações e os recursos disponíveis. A experiência e o comprometimento do gestor financeiros será repassada de forma eficiente quando esse planejamento é realizado.

Soluções especializadas

Mesmo que a operação da empresa siga em um fluxo positivo, é sempre válido recorrer às soluções especializadas para ganhar mais competitividade — e o mesmo se aplica para a estrutura do departamento financeiro.

Contar com o apoio de uma consultoria contábil pode ser o ponto de partida para alinhar procedimentos e organizar as atividades. Certamente é um diferencial que vale o investimento!

E agora? Pronto para colocar tudo em prática e otimizar a estrutura do departamento financeiro? Caso tenha gostado do artigo, aproveite para seguir as redes sociais da Contática (Facebook) e conhecer mais sobre o que preparamos para seu negócio.

Sobre Contática Contabilidade

A Contática está preparada pra lhe atender. Fazemos questão que toda tributação seja conhecida e seja amplamente debatida, não temos limite de consultoria, reuniões e planejamentos tributários, são ferramentas essenciais. São por estes e outros motivos que a Contática é a primeira e única empresa contábil do Estado de Mato Grosso a possuir a certificação ISO 9001. Nossos clientes são assegurados com garantia de qualidade e satisfação. Colocamos à disposição de nossos clientes toda experiência e nosso “know-how” de 20 anos de mercado. Hoje somos sócios da RNC – Rede Nacional de Contabilidade, temos a satisfação de compartilhar conhecimento nos 23 Estados da Federação, é com orgulho que atendemos juntos a mais de 5.000 clientes em todo o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *